Série: “OS 4 EVANGELHOS EM 1”
43/52 – PREPARADOS?
Muito se tem falado sobre a volta de Jesus, especialmente agora em meio a tantas guerras e sinais em Israel! É inegável que tudo tem apontado para o cumprimento de profecias que revelam a proximidade da volta de nosso Senhor Jesus. E nós, como “noivas” preparadas para receber o Noivo, ficamos com o coração palpitante suspirando ansiosas por este encontro! “MARANATA, ora vem Senhor Jesus!” Mas, enquanto isso, outras “virgens néscias” estão desesperadas e apavoradas com as guerras e os rumores de guerras percebendo que o tempo agora é curto para o preparo atrasado de um digno enxoval com lâmpadas bem acesas! Sem contar com uma multidão que não está nem aí com o que está acontecendo... distraídos e desapercebidos estão mesmo como relata o próprio Senhor neste Sermão Profético de Mateus 24:36-42, Marcos 13:32-37 e Lucas 17:20-37, quando diz: “Assim como foi nos dias de Noé, também será nos dias do Filho do homem. Pois nos dias anteriores ao dilúvio, o povo vivia comendo e bebendo, casando-se e dando-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca; e eles nada perceberam, até que veio o dilúvio e os levou a todos. Assim acontecerá na vinda do Filho do homem! Aconteceu a mesma coisa nos dias de Ló. O povo estava comendo e bebendo, comprando e vendendo, plantando e construindo. Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu fogo e enxofre do céu e os destruiu a todos. Acontecerá exatamente assim no dia em que o Filho do homem for revelado.”
Reparem neste relato os diferentes grupos de pessoas e seus distintos destinos. Já apresentei este contexto em alguma semana do ano de 2022 quando estudei Romanos 11:22 sobre a Bondade e a Severidade de Deus, vista claramente aqui.
Vemos a Bondade de Deus para com a família de Noé e de Ló livrando-os do juízo sobre o povo no meio do qual habitavam por terem, ambos, achado bom testemunho diante de Deus (Vale a pena conferir em Gênesis 6:9 e 2 Pedro 2:5-9). Estes representam os que realmente creem para a salvação até o fim e não se envergonham do Evangelho! No entanto, dentro destas famílias, já salvas das águas do dilúvio e das chamas do incêndio, temos aqueles que não perseveram, não vigiam e “olham para trás” como a mulher de Ló e um dos filhos de Noé, os quais foram amaldiçoados por suas transgressões. E por fim, este último grupo dos que não creram nos avisos dos “pregadores da justiça” e entregues ao curso normal da vida que segue, “comendo e bebendo, casando-se e dando-se em casamento, comprando e vendendo, plantando e construindo”, acabaram perdendo a vida, tanto a que buscavam preservar no mundo, quanto a que desprezavam achar no céu conforme disse o Senhor: “Quem tentar conservar a sua vida a perderá, e quem perder a sua vida a preservará.”
Diante disso, meu desejo é que estejamos firmes de acordo com o 1º grupo aqui descrito seguindo as instruções do próprio Cristo: “Fiquem atentos! Vigiem! Vocês não sabem quando virá esse tempo. É como um homem que sai de viagem. Ele deixa sua casa, encarrega de tarefas cada um dos seus servos e ordena ao porteiro que vigie. Portanto, vigiem, porque vocês não sabem quando o dono da casa voltará: se à tarde, à meia-noite, ao cantar do galo ou ao amanhecer. Se ele vier de repente, que não os encontre dormindo! O que lhes digo, digo a todos: Vigiem!”
Sim, Jesus é este homem que “saiu de viagem” por um curto tempo e nos deixou “tarefas”. Certo é que Ele está próximo de voltar. E já sabemos como espera-Lo! Lembrei de um parágrafo da 40ª semana que muito bem se relaciona com o que estamos abordando aqui novamente, veja: “Jesus passava o dia ensinando no templo; e, ao ENTARDECER, saía para passar a NOITE no monte chamado das Oliveiras. Todo o povo ia de MANHÃ cedo ouvi-lo no templo.” Então, se Ele vir à tarde, à meia-noite, ao cantar do galo ou ao amanhecer, seja o tempo que for, a semelhança de Jesus, estejamos cumprindo as nossas “tarefas” fielmente, trabalhando nos negócios do Reino o tempo inteiro até que chegue o nosso tempo sabático do descanso eterno! Cá estou eu! Em Oração, Bíblia e Vida (lembra do ORBIVI?)! Orando e vigiando!
E mesmo que ainda eu possa, e até deva, claro, “comer e beber, casar e dar-se em casamento, comprar e vender, plantar e construir” até mesmo como partes das “tarefas” a mim incumbidas enquanto nesta terra, obviamente continuarei fazendo tudo isso em amor à Sua Bondade e em temor à Sua Severidade! Adorando, obedecendo e servindo ao meu Noivo Amado, sem me deixar esquecer ou me distrair do grande evento que está para acontecer a qualquer momento: o Seu breve retorno para me levar sã e salva para a nossa interminável Boda Celestial! É neste contexto que Ele advertiu: “Lembrem-se da mulher de Ló!” Tá lembrando? Então vigie “mulher de Deus” (lê-se Igreja de Cristo, Noiva do Cordeiro)!
Compartilhei minha 43ª semana de 2023
Marina M. Kumruian