sábado, 28 de outubro de 2023

43/52 – PREPARADOS?

Série: “OS 4 EVANGELHOS EM 1”

43/52 – PREPARADOS?


Muito se tem falado sobre a volta de Jesus, especialmente agora em meio a tantas guerras e sinais em Israel! É inegável que tudo tem apontado para o cumprimento de profecias que revelam a proximidade da volta de nosso Senhor Jesus. E nós, como “noivas” preparadas para receber o Noivo, ficamos com o coração palpitante suspirando ansiosas por este encontro! “MARANATA, ora vem Senhor Jesus!” Mas, enquanto isso, outras “virgens néscias” estão desesperadas e apavoradas com as guerras e os rumores de guerras percebendo que o tempo agora é curto para o preparo atrasado de um digno enxoval com lâmpadas bem acesas! Sem contar com uma multidão que não está nem aí com o que está acontecendo... distraídos e desapercebidos estão mesmo como relata o próprio Senhor neste Sermão Profético de Mateus 24:36-42, Marcos 13:32-37 e Lucas 17:20-37, quando diz: “Assim como foi nos dias de Noé, também será nos dias do Filho do homem. Pois nos dias anteriores ao dilúvio, o povo vivia comendo e bebendo, casando-se e dando-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca; e eles nada perceberam, até que veio o dilúvio e os levou a todos. Assim acontecerá na vinda do Filho do homem! Aconteceu a mesma coisa nos dias de Ló. O povo estava comendo e bebendo, comprando e vendendo, plantando e construindo. Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu fogo e enxofre do céu e os destruiu a todos. Acontecerá exatamente assim no dia em que o Filho do homem for revelado.”


Reparem neste relato os diferentes grupos de pessoas e seus distintos destinos. Já apresentei este contexto em alguma semana do ano de 2022 quando estudei Romanos 11:22 sobre a Bondade e a Severidade de Deus, vista claramente aqui.

Vemos a Bondade de Deus para com a família de Noé e de Ló livrando-os do juízo sobre o povo no meio do qual habitavam por terem, ambos, achado bom testemunho diante de Deus (Vale a pena conferir em Gênesis 6:9 e 2 Pedro 2:5-9). Estes representam os que realmente creem para a salvação até o fim e não se envergonham do Evangelho! No entanto, dentro destas famílias, já salvas das águas do dilúvio e das chamas do incêndio, temos aqueles que não perseveram, não vigiam e “olham para trás” como a mulher de Ló e um dos filhos de Noé, os quais foram amaldiçoados por suas transgressões. E por fim, este último grupo dos que não creram nos avisos dos “pregadores da justiça” e entregues ao curso normal da vida que segue, “comendo e bebendo, casando-se e dando-se em casamento, comprando e vendendo, plantando e construindo”, acabaram perdendo a vida, tanto a que buscavam preservar no mundo, quanto a que desprezavam achar no céu conforme disse o Senhor: “Quem tentar conservar a sua vida a perderá, e quem perder a sua vida a preservará.” 


Diante disso, meu desejo é que estejamos firmes de acordo com o 1º grupo aqui descrito seguindo as instruções do próprio Cristo: “Fiquem atentos! Vigiem! Vocês não sabem quando virá esse tempo. É como um homem que sai de viagem. Ele deixa sua casa, encarrega de tarefas cada um dos seus servos e ordena ao porteiro que vigie. Portanto, vigiem, porque vocês não sabem quando o dono da casa voltará: se à tarde, à meia-noite, ao cantar do galo ou ao amanhecer. Se ele vier de repente, que não os encontre dormindo! O que lhes digo, digo a todos: Vigiem!”


Sim, Jesus é este homem que “saiu de viagem” por um curto tempo e nos deixou “tarefas”. Certo é que Ele está próximo de voltar. E já sabemos como espera-Lo! Lembrei de um parágrafo da 40ª semana que muito bem se relaciona com o que estamos abordando aqui novamente, veja: “Jesus passava o dia ensinando no templo; e, ao ENTARDECER, saía para passar a NOITE no monte chamado das Oliveiras. Todo o povo ia de MANHÃ cedo ouvi-lo no templo.” Então, se Ele vir à tarde, à meia-noite, ao cantar do galo ou ao amanhecer, seja o tempo que for, a semelhança de Jesus, estejamos cumprindo as nossas “tarefas” fielmente, trabalhando nos negócios do Reino o tempo inteiro até que chegue o nosso tempo sabático do descanso eterno! Cá estou eu! Em Oração, Bíblia e Vida (lembra do ORBIVI?)! Orando e vigiando!


E mesmo que ainda eu possa, e até deva, claro, “comer e beber, casar e dar-se em casamento, comprar e vender, plantar e construir” até mesmo como partes das “tarefas” a mim incumbidas enquanto nesta terra, obviamente continuarei fazendo tudo isso em amor à Sua Bondade e em temor à Sua Severidade! Adorando, obedecendo e servindo ao meu Noivo Amado, sem me deixar esquecer ou me distrair do grande evento que está para acontecer a qualquer momento: o Seu breve retorno para me levar sã e salva para a nossa interminável Boda Celestial! É neste contexto que Ele advertiu: “Lembrem-se da mulher de Ló!” Tá lembrando? Então vigie “mulher de Deus” (lê-se Igreja de Cristo, Noiva do Cordeiro)!


Compartilhei minha 43ª semana de 2023


Marina M. Kumruian

sábado, 21 de outubro de 2023

42/52 – O MAL DE GERAÇÕES

 Série: “OS 4 EVANGELHOS EM 1”

42/52 – O MAL DE GERAÇÕES


Em continuidade ao mesmo texto da semana passada no qual Jesus anuncia seus “ais” para a classe de “mestres da lei e fariseus, hipócritas”... veremos hoje o tratamento que eles e seus antepassados tiveram para com os profetas enviados da parte de Deus. A atitude deles foi considerada tão grave por Jesus a ponto do Mestre, em sua fúria, usar palavras bem pesadas desta vez. Confira todo o contexto em Mateus 23:29-36 e Lucas 11:47-51,53-54. Destaco aqui uma parte: 


“Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Serpentes! Raça de víboras! Como vocês escaparão da condenação ao inferno? Por isso, Deus disse em sua sabedoria: ‘Eu lhes mandarei profetas e apóstolos, dos quais eles matarão alguns, e a outros perseguirão’. 

Por isso, eu lhes estou enviando profetas, sábios e mestres. A uns vocês matarão e crucificarão; a outros açoitarão nas sinagogas de vocês e perseguirão de cidade em cidade.

E, assim, esta geração será considerada responsável pelo sangue de todos os profetas e sobre vocês recairá todo o sangue justo derramado na terra, desde o princípio do mundo: desde o sangue do justo Abel, até o sangue de Zacarias...”


Neste contexto, Jesus se refere aos antepassados destes que para nós, hoje, são os nossos antepassados, e que amanhã, provavelmente, uma nova geração se reportará à nossa nestes mesmos termos. Por que? Porque este é, de fato, um mal de gerações a gerações. É notória a constatação que o povo, de maneira geral, não dá ouvidos às vozes proféticas que Deus sempre levanta de tempos em tempos. A Bíblia explica que “Ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo. O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.” (Efésios 4:11-15) Amo esta passagem e admiro esta estratégia divina de instrução!


Entretanto, hoje, mais do que nunca talvez, temos inúmeras vozes proféticas, incontáveis mestres, reais ou virtuais, conteúdos riquíssimos de sabedoria e orientações para avançarmos mesmo no nosso conhecimento, desenvolvimento e crescimento espiritual até atingirmos “a medida da plenitude de Cristo”. Mas, infelizmente, este alimento sólido é indigesto para muita gente! Concordo que tem muito produto adulterado e produtores corruptos oferecendo gato por lebre, mas não me refiro a estes falsos mestres e falsos profetas. Quero considerar aqueles verdadeiros “profetas e apóstolos, sábios e mestres” enviados por Deus que estão sendo desprezados. Talvez não visivelmente perseguidos, assassinados e crucificados como no passado, como feito com o próprio Jesus, mas vemos suas mensagens proclamando o Evangelho como sementes lançadas em solos secos e impermeáveis, palavras que, por não serem bem compreendidas e guardadas no coração, são roubadas e perdidas, levadas pelo vento do esquecimento e pelas ondas agitadas do dia a dia.


Vamos reverter este quadro! A começar em mim e em você, vamos ser parte de uma geração que suspira como o salmista: “Ah, quanto amo a tua lei, é a minha meditação dia e noite!” Vamos com sede na fonte, vamos com fome da Palavra. Vamos buscar e achar palavras de vida eterna que só tem em Jesus! E achando, e se enchendo delas, vamos transbordar, contagiar, sermos nós os “profetas e apóstolos, sábios e mestres” enviados e inspirados por Deus em nossos dias e para a nossa geração! O mundo precisa da nossa voz! Das nossas letras! Da nossa ministração! Pois “como ouvirão, se não houver quem pregue?” (Romanos 10:14) Vamos dizer o “eis-me aqui, envia-me a mim”? Nossa parte, como enviados do Pai, é falar, pregar, viver, evangelizar... Eles, ouvindo ou não, crendo ou não, daí é tudo depois a parte de Deus: dar o convencimento para arrependimento, dar o crescimento para a edificação do Corpo ou com justo juízo conceder a cada um segundo as suas decisões. Por isso Ele perguntou: “Serpentes! Raça de víboras! Como vocês escaparão da condenação ao inferno?” (Mateus 23:33) E pensa que com esta “bronca” eles se tocaram? Pior que não!


“Quando Jesus saiu dali, os fariseus e os mestres da lei começaram a opor-se fortemente a ele e a interrogá-lo com muitas perguntas, esperando apanhá-lo em algo que dissesse.” (Lucas 11:53,54) No fim, eles que mereceram apanhar!


Compartilhei minha 42ª semana de 2023


Marina M. Kumruian

sábado, 14 de outubro de 2023

41/52 – QUE É MAIS IMPORTANTE?

 Série: “OS 4 EVANGELHOS EM 1”

41/52 – QUE É MAIS IMPORTANTE?


Estamos em meio a um feriado prolongado de algumas boas “Datas Comemorativas”! Isto me lembrou o título de um bom livro lançado recentemente rs! Mas quero destacar 3 delas aqui: Dia das Crianças; Dia dos Professores e Dia da Leitura. Podemos encontrar uma perfeita harmonia entre elas: As crianças adoram aprender; Os professores amam ensinar; e a Leitura coopera com ambos no aprendizado e no ensino. No entanto, quero convidar você a meditar no texto bíblico de Mateus 23:13-24 e seu equivalente em Lucas 11: 42-46,52. Com esta leitura, vamos perceber uma classe de “mestres peritos na lei” que não aprendiam o que ensinavam, portanto, foram considerados por Jesus tão infantis e imaturos, dignos de vários “ais” gravíssimos que iniciavam sempre assim: “Ai de vocês, mestres peritos na lei e fariseus, hipócritas, porque...” Faça jus ao Dia da Leitura e vá ler lá agora esses 17 versos antes de continuar aqui na meditação.


Ao longo da leitura, vamos notar que eles ensinavam e até realizavam muitas coisas boas como o conhecimento, as orações, o evangelismo, os juramentos, as ofertas e os dízimos, as saudações honrosas... em tudo isso não há mal algum, são todas práticas legítimas de verdadeiros e zelosos “mestres peritos da lei e fariseus religiosos”! Porém, hipócritas! Porque Jesus os acusava de negligenciarem “os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade.” Ele ainda os instruía dizendo: “Vocês devem praticar estas coisas, sem omitir aquelas.” 


Este fato me levou a pensar na necessidade que temos em saber diferenciar as coisas SEM IMPORTÂNCIA, das IMPORTANTES e até das MAIS IMPORTANTES! Vivemos atualmente alimentando uma cultura adepta de futilidades, coisas tão sem importância estão sufocando as importantes e negligenciando as mais importantes. Isto também merece um belo de um “ai,ai,ai!” Já pensou nisso também?


Note que eles são “mestres”! São os professores de hoje que estão ensinando as nossas crianças coisas importantes, sim, mas muitas vezes esquecendo as mais importantes: “a justiça, a misericórdia e a fidelidade.” Aliás, isto não acontece só nas escolas pelos professores, começa em casa pelos pais e se repete na igreja pelos pastores! Precisamos fazer uma releitura destes princípios mais importantes e protestarmos contra estes ensinos incompletos a fim de produzirmos uma REFORMA no aprendizado das nossas crianças, inclusive aquelas de mais de 30, 40, 50 anos de idade que não cresceram!


Nesta ocasião Jesus perguntou por duas vezes: “Que é mais importante?” Hoje eu repito também esta pergunta: Que é mais importante para você? Pergunto mais: Isto que você considera mesmo mais importante está sendo negligenciado ou você está praticando “estas coisas, sem omitir aquelas”? Ai, ai, ai hein! 


O papel do professor não é só ensinar o que é bom e importante. O bom professor deve também dar mais importância ao papel de corrigir seus alunos naquilo que está mal. É justamente por isso que eles aplicam as provas em nós. Para avaliar o nosso aproveitamento no aprendizado e corrigir o que ainda estamos errando, mesmo que isto nos traga certo constrangimento ou até mesmo aborrecimento. No futuro, reconheceremos o grande benefício que nos causou!


A esta altura, um dos peritos na lei lhe respondeu: “Mestre, quando dizes essas coisas, insultas também a nós.” Ora, este não deve ter lembrado que nas Escrituras estava escrito: “Bem-aventurado é o homem a quem tu repreendes, ó SENHOR, e a quem ensinas a tua lei” (Salmo 94:12) Este perito na lei não deveria ter se sentido insultado com a repreensão de Jesus, pelo contrário, deveria se sentir feliz! 


Melhor e mais importante é receber a “bem aventurança” por meio de uma repreensão aceita, do que receber um “ai” por causa de uma transgressão não corrigida! Não podemos ser como os guias cegos que “coam um mosquito e engolem um camelo”. Precisamos coar, filtrar, destacar o que, de fato, é mais importante para o Senhor ao invés de ficarmos perdendo tempo e energia com aquelas pequenas coisas sem importância que tanto tem nos consumido e ocupado.


Bem aventurados são vocês, professores do bem! Parabéns! Mas ai de vocês, criançadas, que não estão querendo se corrigir. Voltemos lá no texto para a leitura da Palavra e para a releitura das Ações Práticas.


Compartilhei minha 41ª semana de 2023


Marina M. Kumruian

sábado, 7 de outubro de 2023

40/2023 – ORBIVI: VIVER COMO JESUS ATÉ O FIM DA VIDA

 Série: “OS 4 EVANGELHOS EM 1”

40/2023 – ORBIVI: VIVER COMO JESUS ATÉ O FIM DA VIDA


Começamos um novo mês e já encerramos sua primeira semana, hoje, dia 7 no 7º dia já do 10º mês, completando 40 semanas! Geralmente o tempo mais provável para a 1ª e mais importante “DATA COMEMORATIVA” das nossas vidas! O Dia do nosso 1º nascimento! Sem o qual nenhuma outra data aconteceria para nós! E digo tudo isso nesta introdução porque fechando o mês de Setembro, fechou-se mais um ciclo na minha vida! E agora, abri o mês de Outubro, mais precisamente no dia 2, porém, 1º dia útil do mês, com o lançamento de um grande projeto que, eu creio, abrirá uma nova fase na minha carreira, oficialmente assumida agora como escritora! Soli Deo gloria! Aproveitando o mês da Reforma Protestante, posso dizer que o lançamento deste meu 1º livro tem tudo a ver com as 5 solas de Lutero porque: 1) foi uma GRAÇA; 2) alcançada pela ; 3) nas promessas das ESCRITURAS; 4) que confirmaram em CRISTO este meu dom; 5) para a GLÓRIA DE DEUS. Então bora lá viver esta graça pela fé em Cristo de acordo com as Escrituras para a glória de Deus! Uhuuu!!! 


E para mais uma vez confirmar tudo isso, escolhi um trechinho das Escrituras que expressa exatamente um outro exemplo da vida de Jesus que continuo querendo imitar, aliado aos outros já abordados nas duas últimas semanas. O de hoje está em Lucas 21:34-38 quando Jesus disse assim: "Tenham cuidado, para que os seus corações não fiquem carregados de libertinagem, bebedeira e ansiedades da vida, e aquele dia venha sobre vocês inesperadamente. Porque ele virá sobre todos os que vivem na face de toda a terra. Estejam sempre atentos e orem para que vocês possam escapar de tudo o que está para acontecer, e estar de pé diante do Filho do homem.” E Lucas complementa: “Jesus passava o dia ensinando no templo; e, ao ENTARDECER, saía para passar a NOITE no monte chamado das Oliveiras. Todo o povo ia de MANHÃ cedo ouvi-lo no templo.” 


Percebeu como era o DIA de Jesus? Manhã, tarde e noite trabalhando nos negócios do Reino! Ensino no templo... oração no monte... assim era sua vida! 


Isto me fez lembrar um saudoso professor meu de Escola Bíblica Dominical. Ele apresentava um estilo de vida chamado ORBIVI. ORação, blia e VIda! Deve ter se inspirado no modelo de Jesus! E eu de fato nunca mais esqueci este ORBIVI. 


Pois é isso que eu quero para mim também. Como Jesus, por exemplo, hoje de MANHÃ também irei ao templo, acho que até ensinarei um pouquinho porque quero falar do meu projeto para os professores da EBM - Escola Bíblica Ministerial, onde faço parte do corpo docente e pela qual já formei uma turma de um curso de 3 anos ensinando ÀS NOITES as Escrituras. 


Amanhã, domingo, AO ENTARDECER devo estar na igreja também ouvindo Jesus por meio do sermão do pastor e orando a Jesus nos momentos de louvor e intercessão. 


E na segunda-feira passada também lá estava eu, a noite, ensinando a Palavra enquanto apresentava as DATAS COMEMORATIVAS do mês, marinadas em poemas, fazendo uma associação com os 5 solas da Reforma. Foi prazeroso demais! Para você que não foi, vou colocar o link da gravação abaixo. Acesse!


E assim vamos nós! Passou setembro, começou outubro! Acabou o inverno, iniciou a primavera! Terminou uma semana, mas já se abrirá outra! E que vivamos como nosso Senhor Jesus recomendou: Tendo cuidado para que os nossos corações não fiquem carregados com as ansiedades da vida, e aquele dia, o dia da volta do nosso Noivo, venha sobre nós inesperadamente e nos encontre desprevenidos, despreparados, dormindo o dia todo ao invés de estar manhã, tarde e noite servindo na obra. Porque Ele virá sobre todos os que vivem na face de toda a terra. Portanto, estejamos sempre atentos orando para que possamos escapar de tudo o que está para acontecer, e estar de pé diante do Filho do homem, hoje, amanhã e sempre, até que Ele volte!


E alegro-me em te informar que hoje estamos ainda mais perto deste dia do que ontem! E cada dia que passa a Sua vinda está mais próxima. Precisamos aprender a remir o tempo e fazer o que é realmente importante e essencial para quem já deve estar com as “malas prontas” para partir querendo levar o maior número de gente consigo! 


Por estas 3 últimas semanas, antes, durante e depois do meu aniversário, eu registrei aqui algumas destas coisas, recapitulando: 

Na 38ª semana: SER Íntegra; Verdadeira; Não se deixar influenciar por ninguém; Não se prender à aparência dos homens; Não mostrar parcialidade; Ensinar o caminho de Deus conforme a verdade.

Na 39º semana TER: Escritura e Poder de Deus. 

E hoje na 40ª semana: FAZER Oração, Bíblia e Vida, manhã, tarde e noite! ORBIVI!


Compartilhei minha 40ª semana de 2023


Marina M. Kumruian

52/52 – O CAMINHO DE EMAÚS

 Série: “OS 4 EVANGELHOS EM 1” 52/52 – O CAMINHO DE EMAÚS Chegamos à última semana do ano!  Graças a Deus por vivermos e vencermos cada uma ...