sábado, 16 de dezembro de 2023

50/52 – O SEPULTAMENTO

 Série: “OS 4 EVANGELHOS EM 1”

50/52 – O SEPULTAMENTO


Estamos a 3 semanas do fim deste ano e, curiosamente, o tema de hoje é o sepultamento de Jesus, o qual pensavam ter chagado ao “fim” naqueles 3 dias de túmulo. Esta é a primeira aplicação que desejo trazer para as nossas vidas. Aproveitemos estas 3 semanas para dar fim a tudo o que foi perecível e corruptível nos últimos anos da nossa existência, sim, todos aqueles erros e pecados indesejáveis, reconhecidos e perdoados que citamos na semana passada, que fiquem para trás, que sejam enterrados nas profundezas e não mais nos perturbem com acusações e reincidências! Passou! É passado! Que nestas 3 semanas restantes nos conscientizemos ainda mais que morremos para o pecado, que mortificamos nossa carne, que sepultamos nosso ego depois de o crucificar com Cristo. E que profeticamente aguardemos com grande fé e viva esperança a “ressurreição” de uma nova criatura em um novo ano que surgirá glorioso ao fim destas 3 semanas!


Aliás, ao contrário das semanas passadas, hoje veremos os bons exemplos de pessoas que erraram sim, mas cumpriram o processo dos 4 passos abordados anteriormente e tiveram suas vidas transformadas, corrigidas, restauradas! Será que elas nos representam? Vamos conferir nas passagens de Mateus 27:57-61; Marcos 15:42-47; Lucas 23:50-56 e João 19:31-42.


O abençoado que representa o grupo dos discípulos, antes denegrido pelos errantes Pedro e Judas, agora é bem definido por João, o discípulo amado que permaneceu o tempo todo perto de Jesus, tanto na cruz como agora na sepultura. Ele, bem discretamente, refere-se a si mesmo ao declarar: “Aquele que o viu, disso deu testemunho, e o seu testemunho é verdadeiro. Ele sabe que está dizendo a verdade, e dela testemunha para que vocês também creiam.” Sim, João viu Jesus tanto no auge do Seu ministério, quanto ferido na cruz, como também glorificado na glória (Apocalipse 1). Por isso ele podia manter seu bom e verdadeiro testemunho como discípulo fiel até a morte! Que eu assim o represente em meus dias!


Representando os líderes religiosos, temos agora “um homem rico, de Arimatéia, chamado José, membro de destaque do Sinédrio, homem bom e justo, que não tinha consentido na decisão e no procedimento dos outros, que também esperava o Reino de Deus, que se tornara discípulo de Jesus” antes “o era secretamente, porque tinha medo dos judeus,” mas agora transformado “dirigiu-se corajosamente a Pilatos e pediu o corpo de Jesus. Ele estava acompanhado de Nicodemos, aquele que antes tinha visitado Jesus à noite.” Mas agora “Nicodemos levou cerca de trinta e quatro quilos de uma mistura de mirra e aloés.” Ambos tiveram um “antes” e um “depois” de Cristo! Agora eles assumem publicamente o amor e a lealdade ao Messias honrando-O com suas dádivas e suas devoções. Não só oferecendo um lençol e um sepulcro novo, mas uma vida nova! Renovados não apenas para um Ano Novo no recém iniciado Calendário da Era Cristã, o 1º ano d.C., mas por toda suas vidas! Aleluia! Que assim seja representada a nova classe dos mestres da lei de hoje!


E para completar, surge em cena a emblemática Maria Madalena! Uma mulher possessa por demônios no passado em meio ao grupo da multidão que, depois de Cristo, passou a experimentar de maneira maravilhosa o perdão e a libertação do Salvador! Uma mulher que enterrou o seu passado e renasceu uma nova criatura, pura e restaurada! Ela, junto com outras “mulheres que haviam acompanhado Jesus desde a Galileia (...), estavam assentadas ali, em frente do sepulcro e viram onde ele fora colocado. Então, foram para casa e prepararam perfumes e especiarias aromáticas.” Quer na vida, quer na morte, ela não abandonou seu Senhor! Na verdade, ela é capaz de representar os 3 grupos por ter saído do meio da MULTIDÃO (1) para tornar-se uma DISCÍPULA (2) de Jesus, e no próximo capítulo veremos que ela passou a ser uma legítima “LIDER RELIGIOSA” (3) porque foi a 1ª pessoa a ver o Cristo ressurreto e a proclamar a ressurreição de Jesus! Que mudança gloriosa! Esta eu quero representar!


Assim conhecemos os dois lados: Antes, os errantes que não se acertaram e pereceram por não passarem pelo processo de perdão e correção. E agora os errantes que se arrependeram e se corrigiram deixando um exemplo e um legado de transformação de vidas que nos inspiram a fazer o mesmo, a representa-los com fidelidade!


O texto termina assim: “E descansaram no sábado, em obediência ao mandamento.” Hoje é sábado! Vamos seguir também mais este bom exemplo? Aproveite! Bom descanso! E enquanto descansa, obedeça ao mandamento de se transformar pela renovação da sua mente (Romanos 12:1,2). Vai notar que enquanto obedecer estará descansado!


Compartilhei minha 50ª semana de 2023


Marina M. Kumruian

Nenhum comentário:

Postar um comentário

52/52 – O CAMINHO DE EMAÚS

 Série: “OS 4 EVANGELHOS EM 1” 52/52 – O CAMINHO DE EMAÚS Chegamos à última semana do ano!  Graças a Deus por vivermos e vencermos cada uma ...