sábado, 23 de dezembro de 2023

51/52 – EU VI O SENHOR!

 Série: “OS 4 EVANGELHOS EM 1”

51/52 – EU VI O SENHOR!


Chegamos às duas últimas semanas mais festivas do ano! Esta do Natal, inclusive, faz um paralelo muito interessante com os acontecimentos de João 20 que iremos abordar hoje. Curioso que as mensagens geralmente pregadas no Natal falam de pessoas que desejavam ver a Jesus: Os pastores (Lc. 2:8-18); Os Magos (Mt. 2:1-11); Herodes (Mt. 2:7-8); Simeão (Lc. 2:25-35), enfim, todos que souberam que o Rei dos judeus havia nascido desejavam vê-Lo! Da mesma forma, todos os que souberam que o Cristo não estava mais no sepulcro, mas havia ressuscitado, também desejavam vê-Lo. 


Terminamos o relato da semana 50 informando que, depois do sepultamento de Jesus, todos foram para casa descansar no sábado. Mas, já sabemos que no domingo bem cedinho as mulheres “tomaram as especiarias aromáticas que haviam preparado e foram ao sepulcro”, porém não encontraram a Jesus! Encontraram anjos, como os pastores, só que desta vez contaram que Jesus, o nascido em Belém, agora havia ressuscitado em Jerusalém! Então logo elas foram contar aos discípulos.


E aí que começou o alvoroço: “Pedro e o outro discípulo saíram e foram para o sepulcro. Os dois corriam, mas o outro discípulo foi mais rápido que Pedro e chegou primeiro ao sepulcro. Ele se curvou e olhou para dentro, viu as faixas de linho ali, mas não entrou. A seguir Simão Pedro, que vinha atrás dele, chegou, entrou no sepulcro e viu as faixas de linho, bem como o lenço que estivera sobre a cabeça de Jesus. Ele estava dobrado à parte, separado das faixas de linho. Depois o outro discípulo, que chegara primeiro ao sepulcro, também entrou. Ele viu e creu.” (João 20:3-10) Tente imaginar a cena e compreender a visão progressiva que eles tiveram. 


O 1º que viu foi o João, mas só “viu as faixas de linho ali,” porque no primeiro momento ele “não entrou”. Assim é a visão de quem fica por fora e não se aprofunda na busca por Jesus, só vê o que seria a “aparência externa”.


O 2º que viu foi o Pedro, ele entrou mais no interior, ainda que não tenha corrido tão rápido como o “outro discípulo”. Conseguiu ver um pouco mais além das faixas, também viu os detalhes do “lenço”. Muitos igualmente se limitam a ver os detalhes das “coisas” e de como elas estão dispostas no ambiente onde, supostamente, Jesus deveria estar. No entanto, nenhum deles viu a Jesus, porque procuravam em meio aos mortos Aquele que estava vivo!


Vale destacar que depois disso, houve ainda um 3º momento quando João “também entrou.” E apesar de também só ter visto o mesmo cenário de Pedro, há um detalhe importante que eu vi na narrativa que ele próprio vez questão de incluir:  “Ele viu e creu.” Que lindo é quando alguém, mesmo na sua pequena visão de fé, consegue enxergar o impossível e crer mesmo vendo o “nada” de um túmulo “vazio”, porque entende que justamente esta era a visão da promessa cumprida!


Agora, enquanto “os discípulos voltaram para casa admirados com o que acontecera (...) Maria, porém, ficou à entrada do sepulcro, chorando. Enquanto chorava, curvou-se para olhar dentro do sepulcro...” (v:11) Vejo nestes detalhes algumas “pistas” para se achar o que se procura. Este “porém”, de Maria ainda ter ficado, demonstra uma persistência inconformada de uma pessoa determinada a encontrar, nem que sejam mais “pistas”. O fato de estar “chorando” me indica um coração “contrito e quebrantado”, como fazendo um sacrifício que agradou a Deus, pois “um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás.” (Salmos 51:17) E o fato de “curvar-se” também reforça a postura humilde de quem será exaltada.


Pois de fato, Maria “viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde estivera o corpo de Jesus,(...). Eles lhe perguntaram: "Mulher, por que você está chorando?" "Levaram embora o meu Senhor", respondeu ela, "e não sei onde o puseram". Nisso ela se voltou e viu Jesus ali, em pé, mas não o reconheceu. Disse ele: "Mulher, por que está chorando? Quem você está procurando?" Pensando que fosse o jardineiro, ela disse: "Se o senhor o levou embora, diga-me onde o colocou, e eu o levarei". (vs: 12-15) Maria é do tipo que não vê só as “coisas”, ela vê “seres”. No 1º momento viu anjos! Privilégio de poucos é ver, quanto mais ouvir! Até que “viu Jesus”, embora ainda não o reconhecesse, estava chegando perto da visão! Quantos ainda hoje estão tão perto dos olhos, mas ainda longe da visão! Já estão vendo Jesus, ouvindo e falando com Ele, entretanto, tirando conclusões equivocadas da Sua identidade. Até que os ouvidos se abrem e os olhos se iluminam quando Jesus lhe disse: "Maria!” Então, voltando-se para ele, Maria exclamou em aramaico: "Rabôni!" (que significa Mestre). Ela se aproximou dele, abraçou-lhe os pés e o adorou.” (v:16) Jesus viu Maria e Maria viu Jesus! Aleluia! É isso!


Maria Madalena foi a 1ª que viu o Mestre ressurreto e anunciou aos discípulos: "Eu vi o Senhor!" (v:18) Anunciemos isto também!


Compartilhei minha 51ª semana de 2023


Marina M. Kumruian

Nenhum comentário:

Postar um comentário

52/52 – O CAMINHO DE EMAÚS

 Série: “OS 4 EVANGELHOS EM 1” 52/52 – O CAMINHO DE EMAÚS Chegamos à última semana do ano!  Graças a Deus por vivermos e vencermos cada uma ...