sábado, 14 de outubro de 2023

41/52 – QUE É MAIS IMPORTANTE?

 Série: “OS 4 EVANGELHOS EM 1”

41/52 – QUE É MAIS IMPORTANTE?


Estamos em meio a um feriado prolongado de algumas boas “Datas Comemorativas”! Isto me lembrou o título de um bom livro lançado recentemente rs! Mas quero destacar 3 delas aqui: Dia das Crianças; Dia dos Professores e Dia da Leitura. Podemos encontrar uma perfeita harmonia entre elas: As crianças adoram aprender; Os professores amam ensinar; e a Leitura coopera com ambos no aprendizado e no ensino. No entanto, quero convidar você a meditar no texto bíblico de Mateus 23:13-24 e seu equivalente em Lucas 11: 42-46,52. Com esta leitura, vamos perceber uma classe de “mestres peritos na lei” que não aprendiam o que ensinavam, portanto, foram considerados por Jesus tão infantis e imaturos, dignos de vários “ais” gravíssimos que iniciavam sempre assim: “Ai de vocês, mestres peritos na lei e fariseus, hipócritas, porque...” Faça jus ao Dia da Leitura e vá ler lá agora esses 17 versos antes de continuar aqui na meditação.


Ao longo da leitura, vamos notar que eles ensinavam e até realizavam muitas coisas boas como o conhecimento, as orações, o evangelismo, os juramentos, as ofertas e os dízimos, as saudações honrosas... em tudo isso não há mal algum, são todas práticas legítimas de verdadeiros e zelosos “mestres peritos da lei e fariseus religiosos”! Porém, hipócritas! Porque Jesus os acusava de negligenciarem “os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade.” Ele ainda os instruía dizendo: “Vocês devem praticar estas coisas, sem omitir aquelas.” 


Este fato me levou a pensar na necessidade que temos em saber diferenciar as coisas SEM IMPORTÂNCIA, das IMPORTANTES e até das MAIS IMPORTANTES! Vivemos atualmente alimentando uma cultura adepta de futilidades, coisas tão sem importância estão sufocando as importantes e negligenciando as mais importantes. Isto também merece um belo de um “ai,ai,ai!” Já pensou nisso também?


Note que eles são “mestres”! São os professores de hoje que estão ensinando as nossas crianças coisas importantes, sim, mas muitas vezes esquecendo as mais importantes: “a justiça, a misericórdia e a fidelidade.” Aliás, isto não acontece só nas escolas pelos professores, começa em casa pelos pais e se repete na igreja pelos pastores! Precisamos fazer uma releitura destes princípios mais importantes e protestarmos contra estes ensinos incompletos a fim de produzirmos uma REFORMA no aprendizado das nossas crianças, inclusive aquelas de mais de 30, 40, 50 anos de idade que não cresceram!


Nesta ocasião Jesus perguntou por duas vezes: “Que é mais importante?” Hoje eu repito também esta pergunta: Que é mais importante para você? Pergunto mais: Isto que você considera mesmo mais importante está sendo negligenciado ou você está praticando “estas coisas, sem omitir aquelas”? Ai, ai, ai hein! 


O papel do professor não é só ensinar o que é bom e importante. O bom professor deve também dar mais importância ao papel de corrigir seus alunos naquilo que está mal. É justamente por isso que eles aplicam as provas em nós. Para avaliar o nosso aproveitamento no aprendizado e corrigir o que ainda estamos errando, mesmo que isto nos traga certo constrangimento ou até mesmo aborrecimento. No futuro, reconheceremos o grande benefício que nos causou!


A esta altura, um dos peritos na lei lhe respondeu: “Mestre, quando dizes essas coisas, insultas também a nós.” Ora, este não deve ter lembrado que nas Escrituras estava escrito: “Bem-aventurado é o homem a quem tu repreendes, ó SENHOR, e a quem ensinas a tua lei” (Salmo 94:12) Este perito na lei não deveria ter se sentido insultado com a repreensão de Jesus, pelo contrário, deveria se sentir feliz! 


Melhor e mais importante é receber a “bem aventurança” por meio de uma repreensão aceita, do que receber um “ai” por causa de uma transgressão não corrigida! Não podemos ser como os guias cegos que “coam um mosquito e engolem um camelo”. Precisamos coar, filtrar, destacar o que, de fato, é mais importante para o Senhor ao invés de ficarmos perdendo tempo e energia com aquelas pequenas coisas sem importância que tanto tem nos consumido e ocupado.


Bem aventurados são vocês, professores do bem! Parabéns! Mas ai de vocês, criançadas, que não estão querendo se corrigir. Voltemos lá no texto para a leitura da Palavra e para a releitura das Ações Práticas.


Compartilhei minha 41ª semana de 2023


Marina M. Kumruian

Nenhum comentário:

Postar um comentário

52/52 – O CAMINHO DE EMAÚS

 Série: “OS 4 EVANGELHOS EM 1” 52/52 – O CAMINHO DE EMAÚS Chegamos à última semana do ano!  Graças a Deus por vivermos e vencermos cada uma ...