sábado, 28 de janeiro de 2023

04/52 – O ESPÍRITO SANTO

 Série: “OS 4 EVANGELHOS EM 1”


4/52 – O ESPÍRITO SANTO


Na semana passada destacamos a frequente presença dos anjos nos 4 Evangelhos, mais precisamente nos primeiros capítulos de Lucas! Agora, quero chamar a atenção para uma presença muito mais superior que a dos próprios anjos. Notamos já bem neste início de relatos uma forte presença e influência do Espírito Santo de Deus! Repare comigo:


A primeira citação, por sinal, bastante impactante, é na menção referente a João Batista quando seu nascimento foi anunciado à Zacarias pelo anjo:  “(...) e será cheio do Espírito Santo desde antes do seu nascimento.” (Lucas 1:15). Você já parou para pensar em um feto ou embrião (como é chamado o bebê ainda no ventre de sua mãe) cheio do Espírito Santo? Pode parecer estranho para a nossa mente condicionada a racionalizar que só adultos muito espirituais é que são “cheios do Espírito Santo”! Mas, para Deus os requisitos de idade, tamanho, sexo, nacionalidade, condição social ou qualquer outra categoria que nós distinguimos, não faz a mínima diferença quando Ele quer se manifestar a alguém! Aliás, isto vem ainda a reforçar muito mais enfaticamente a premissa de que um “serzinho”, mesmo “antes do seu nascimento”, já é um “ser vivo” que, inclusive, pode ser “cheio do Espírito Santo”, exatamente porque Deus, seu Criador, já tem um relacionamento com ele ainda no ventre de sua mãe, justamente por já ter um plano para a sua vida. Este é mais um forte argumento para se abortar a legalização do aborto!


Maria tinha esta consciência! Mesmo tida como uma “mãe solteira”, mesmo arriscando a própria vida com pena de morte por apedrejamento ao se achar grávida de outro Pai, que não seu prometido esposo, mesmo assim ela não abortou o maior Plano da História da Humanidade que estava em seu ventre, mesmo não tendo sequer a mínima noção do que Ele viria a ser e a fazer e como isto afetaria todo o mundo! E sabe quem colocou esta Semente Divina em seu ventre? “O Espírito Santo virá sobre você (...)” (Lucas 1:35) “Maria (...) achou-se grávida pelo Espírito Santo.” (Mateus 1:18)


Interessante é que, além das profecias, Lucas ainda relata a comprovação do cumprimento delas com a narrativa do encontro destas duas grávidas, Isabel e Maria, e a reação dos dois embriões, João e Jesus: “Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o bebê agitou-se em seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.” (Lucas 1:41) Que encontro especialmente sublime este!! Jesus, já no ventre de Maria, claro, juntamente com sua mãe, ambos “cheios do Espírito Santo”, encontrando outro par de mãe e filho, agora também, ambos “cheios do Espírito Santo”! Estou tentando me reportar àquele momento e imaginar a cena!

Quantas vezes sentimos esta gloriosa compatibilidade quando vivenciamos uma comunhão com pessoas igualmente “grávidas” de sonhos em comum que se completam no cumprimento da perfeita e soberana vontade de Deus! Isso é tremendo!


E um destes sonhos, chamado João, nasceu! E mais um membro desta grande Família Espiritual, movido pelo poder e unção do Espírito Santo, experimentou este enchimento: “Zacarias foi cheio do Espírito Santo e profetizou: (...)” (Lucas 1:67) 


Este é o Espírito Santo! Poderíamos com todo respeito afirmar literalmente: “este é o espírito da coisa”! O Espírito que faz todas as coisas acontecerem! Ele fez o pequeno Joãozinho se agitar de alegria já antes de nascer! Ele fez a virgem Maria se achar grávida do Divino Filho, pelo Divino Espírito, para o Divino Pai! Ele fez a estéril Isabel abençoar a bendita entre as mulheres e o Bendito entre os homens! Ele fez o sacerdote, pai da família, profetizar a salvação para as nações! E não parou por aí... 


Lembram de Simão, o ancião do templo? “(...) o Espírito Santo estava sobre ele. Fora-lhe revelado pelo Espírito Santo que ele não morreria antes de ver o Cristo do Senhor.” (Lucas 2:25,26) E isto também se cumpriu! 


E o menino Jesus cresceu... e no dia do seu batismo “o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea(...)” (Lucas 3:22) A partir dali “Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto, (...)” (Lucas 4:1) “e foi levado pelo Espírito” para todos os lugares porque o Espírito do Senhor estava sobre Ele, o Ungido, “para pregar boas novas aos pobres (...) proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor". (Lucas 4:18,19) E isto também certamente se cumpriu! E continua se cumprindo por meio de cada um de nós que estamos “cheios do Espírito Santo” para dar prosseguimento à realização deste plano divino ainda em nossos dias! Afinal, antes de partir, Jesus “soprou sobre eles e disse: "Recebam o Espírito Santo.” (João 20:22) Este “sopro” chegou até você? Chegou a mim... eu o recebi e continuo me enchendo deste maravilhoso Espírito Santo até a consumação dos séculos!


Compartilhei minha 4ª semana de 2023


Marina M. Kumruian

Nenhum comentário:

Postar um comentário

52/52 – O CAMINHO DE EMAÚS

 Série: “OS 4 EVANGELHOS EM 1” 52/52 – O CAMINHO DE EMAÚS Chegamos à última semana do ano!  Graças a Deus por vivermos e vencermos cada uma ...