Série: “OS 4 EVANGELHOS EM 1”
6/52 – A 2ª milha
Na série de 2019 analisamos cuidadosamente o Sermão da Montanha por umas dez semanas dentro daquela proposta de aprender o que Jesus ensinou. Mas, passando agora o nosso “pente fino” pelo capítulo 5 de Mateus, não resisti em destacar um dos mais desafiadores trechos deste precioso sermão!
Vale a pena tirar alguns minutinhos neste sábado e reler pausadamente cada um dos seus 48 versículos absorvendo cada gota de ensinamento que o Mestre Jesus está destilando para dentro dos nossos corações como uma chuva fresca reabastecendo nossos tanques vazios e secos de amor genuíno, de amor divino, que é o tipo de amor aditivado capaz de conseguir caminhar não só uma milha, mas duas, três, ou mais, quantas forem preciso! Aliás, todos os 3 capítulos que registram este discurso brilhante de Jesus estão encharcados de amor para umedecer e refrigerar os nossos corações endurecidos por um tipo de amor engessado em si mesmo, paralisado na 1ª milha!
Acredito ser importante ressaltar novamente estes textos nesta era onde o amor de muitos está se esfriando como previsto nas profecias do fim dos tempos. Eu mesma frequentemente fico me policiando para não me acomodar no mínimo esforço possível no avanço desta jornada desafiadora de amar intencionalmente, sacrificialmente e mais, incondicionalmente! Jesus aqui veio trazer um upgrade da Lei de Moisés para a Lei do Espírito da Vida com as expressões “Ouviste que foi dito... Eu porém vos digo...”. Então, se já era difícil amar de verdade nos padrões do Antigo Testamento, quanto mais agora nos altos níveis da Nova Aliança. Vejamos então os “poréns” que Jesus nos diz agora, por exemplo:
“Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra. E se alguém quiser processá-lo e tirar-lhe a túnica, deixe que leve também a capa. Se alguém o forçar a caminhar com ele uma milha, vá com ele duas. Dê a quem lhe pede, e não volte as costas àquele que deseja pedir-lhe algo emprestado.” (Mateus 5:39-42)
Certa vez, muitos anos atrás, estas palavras me impactaram tanto que escrevi uma oração em forma de 24 provérbios que expressavam meu desejo de passar do nível normal de amor (retratado nas primeiras linhas de cada frase) para um patamar mais alto chamado Ágape, o amor sobrenatural (retratado nas segundas linhas de cada frase). Acho oportuno compartilhar aqui alguns destes versos e identificar se estamos posicionados na 1ª categoria de amor ou na 2ª:
1ª) Amar passivamente o próximo é fundamental, 2ª) Porém amar ativamente é o principal.
1ª) Se dar bem com as pessoas é ser boa gente, 2ª) Porém se dar para as pessoas é ser excelente!
1ª) Desejar o melhor para todos é importante, 2ª) Porém proporcionar o melhor para eles é se fazer importante!
1ª) Receber educadamente as pessoas é ser cordial, 2ª) Porém ir ao encontro delas é ser sobrenatural!
1ª) Repartir ou compartilhar algo material com alguém é uma gentileza, 2ª) Porém dar toda sua porção é uma nobreza.
1ª) Emprestar o que estão nos pedindo é deixar de ser egoísta, 2ª) Porém dar a mais do que se necessita é ser altruísta.
1ª) Orar por alguém que está enfermo é recomendável, 2ª) Porém visitar o doente é mais louvável.
1ª) Enxugar as lágrimas do aflito é ter compaixão, 2ª) Porém chorar com ele a sua dor é ser cristão.
1ª) Não pensar mal das pessoas é ter a mente pura, 2ª) Porém falar bem delas é ter coração limpo e palavra que cura.
1ª) Estar ao lado das pessoas é gozar de fraternidade, 2ª) Porém colocá-las acima de nós é provar humildade.
1ª) Transmitir eloquentemente palavras amorosas é romantismo, 2ª) Porém comunicar sinceramente gestos de amor é cristianismo.
Que estes “poréns” sejam nossos alvos na expressão sincera do nosso mais puro e verdadeiro amor uns para com os outros, sabendo que muito melhor do que receber é dar, muito maior que se vingar é perdoar, muito mais nobre que odiar é amar, muito mais do que andar só a 1ª milha nas veredas terrenas do amor humano é ter a capacitação espiritual de ultrapassar a 2ª milha no caminho celestial do amor divino!
Assim estaremos cumprindo de fato toda a Lei dos nossos antepassados da maneira mais atualizada por meio da Graça oferecida na presente era como um dom mais superior que todos os outros, em um caminho sobremodo excelente descrito no 13º capítulo da 1ª carta de Paulo aos Coríntios. Mais uma boa leitura indicada para este sábado!
Compartilhei minha 6ª semana de 2023
Marina M. Kumruian

Nenhum comentário:
Postar um comentário