sábado, 22 de abril de 2023

16/52 – AS ESCRITURAS

 Série: “OS 4 EVANGELHOS EM 1”

16/52 – AS ESCRITURAS 


Chegando aqui mais um estudo das Escrituras! Devo dizer que considero uma bênção podermos estudar a Palavra de Deus assim livremente em nosso país! Essa semana ouvi um triste relato de mais de 100 mortos em uma das igrejas perseguidas do outro lado do mundo! Longe? Mas como Corpo de Cristo nos sentimos todos afetados! Por isso, meu reconhecimento com gratidão por podermos regularmente compartilhar o Evangelho! Mas será que estamos mesmo de fato aproveitando esta liberdade, estas oportunidades? Examinamos as Escrituras como fazíamos na escola com aquelas inumeráveis “análises sintáticas e morfológicas” de várias orações que nossos professores nos avaliavam? Será que enxergamos na Bíblia só a “letra que mata” e deixamos no esquecimento o “espírito que vivifica”? Que valor e proveito teríamos com todos estes estudos? 


Pois chegamos a uma porção do Evangelho de João em que Jesus ressalta justamente esta questão, atente para isso:

“Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito; contudo, vocês não querem vir a mim para terem vida. Eu não aceito glória dos homens, mas conheço vocês. Sei que vocês não têm o amor de Deus. Eu vim em nome de meu Pai, e vocês não me aceitaram; mas, se outro vier em seu próprio nome, vocês o aceitarão. Como vocês podem crer, se aceitam glória uns dos outros, mas não procuram a glória que vem do Deus único? Contudo, não pensem que eu os acusarei perante o Pai. Quem os acusa é Moisés, em quem estão as suas esperanças. Se vocês cressem em Moisés, creriam em mim, pois ele escreveu a meu respeito. Visto, porém, que não creem no que ele escreveu, como crerão no que eu digo?” (João 4:31-38)


Analisando profundamente este texto conseguimos descobrir algumas pistas para o Tesouro. Vamos explorar juntos este Mapa:


1º => O ponto de partida é a própria Escritura. Ela por si só já bem se caracteriza por um guia que mapeia o caminho para onde devemos seguir. Contudo, embora ela seja verdadeiramente um bem de grande valor, ela não é tudo, mas ela leva a TUDO, leva ao TODO, se, e tão somente se, seguirmos o passo a passo que ela vai traçando ao longo da jornada. Aliás, cada “X” que encontramos em destaque já é um depósito de riqueza da graça de Deus. O que acontece, porém, é que muitos de nós nos detemos só na Palavra (e eu me incluo sim, porque infelizmente já passei por isso e senti esta carapuça do Senhor me servir!). Eu realmente tenho o meu prazer na lei do Senhor e, se deixasse, meditaria nela de dia e de noite como diz o Salmo 1. Isso é maravilhoso, no entanto, para provar sua eficácia, a Palavra deve ser acompanhada por fé, e a fé por obras, por frutos (como já estudamos na semana passada!). Inclusive, o que estudamos semana passada já produziu frutos? Obras? Resultados? Ou ficou só na bênção da “boa palavra”! Tratamos da comida espiritual, lembram? Então, o que adiantaria a comida entrar por cima e sair intata por baixo sem que os nutrientes operassem as transformações e ações no nosso corpo? Nesta pequena porção da Palavra, onde Jesus disse que as Escrituras levariam?


2º => Levariam à vida eterna! Ô glória! É para lá que desejamos ir! Fomos salvos da morte eterna e agora nossa esperança maior e melhor é de fato a vida eterna! Ótimo! Mas sinto dizer que a vida eterna não é tudo! Se nos contentássemos só em passar desta vida passageira para a eterna, não estaríamos completos e realizados se JESUS não estivesse lá! João ainda diz o que é a vida eterna: “Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” (João 17:3) Já pensou chegar lá diante dele e ouvir: “Nunca os conheci. Afastem-se de mim...” (Mateus 7:23) Jesus queria chamar a atenção deste público para Si mesmo quando afirmou “vocês não querem vir a mim para terem vida”. Não tem como se não for por Ele! Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida. A Vida Eterna! “Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho.” (1 João 5:11) O Filho tem TUDO porque Ele é TODO o tesouro deste mapa. 


3º => E uma destas joias, creio que a mais cara, é o AMOR. E se não estivermos n’Ele, tragicamente ouviremos também: “Sei que vocês não têm o amor de Deus.” Misericórdia, meu Pai. Perdoa-me! Sim a própria Lei que veio com Moisés me acusa quando não amo ao Senhor de todo meu coração, acima de tudo, e ao meu próximo como Ele me amou! Mas glória a Deus que a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo e eu posso não só crer nesta verdade, não só confessá-la pela fé, mas vivê-la pela graça capacitadora de Jesus! Graça que igualmente me favorece com o perdão quando reconheço minha culpa, confesso arrependida e me volto da Palavra para o Verbo, da teoria para a ação.


Compartilhei minha 16ª semana de 2023


Marina M. Kumruian

Nenhum comentário:

Postar um comentário

52/52 – O CAMINHO DE EMAÚS

 Série: “OS 4 EVANGELHOS EM 1” 52/52 – O CAMINHO DE EMAÚS Chegamos à última semana do ano!  Graças a Deus por vivermos e vencermos cada uma ...