sábado, 8 de julho de 2023

27/52 – NINGUÉM JAMAIS FALOU COMO ELE

 Série: “OS 4 EVANGELHOS EM 1”

27/52 – NINGUÉM JAMAIS FALOU COMO ELE


O texto que vamos analisar hoje está ainda no finalzinho do capítulo 7 de João. O mesmo contexto se desenrola por todos os demais capítulos de todos os Evangelhos: Jesus sendo perseguido para ser condenado e morto. Paralelamente aos que criam n’Ele, sempre existiu o grupo dos incrédulos rejeitando Suas palavras e desacreditando dos Seus sinais! E, por mais incrível que pareça, os mais céticos eram justamente os mais religiosos: fariseus, mestres da lei, sacerdotes e demais autoridades religiosas e políticas. Como já muito debatemos aqui em semanas, meses e até em anos anteriores, o “muito saber”, o conhecimento inchado nas mentes cauterizadas destes defensores da Torá ocupava todo o espaço impossibilitando a entrada e a compreensão das “palavras de vida eterna” que só Jesus tinha para oferecer. 


No entanto, os guardas que foram enviados para prender Jesus, muito provavelmente, bem menos instruídos nas Escrituras e bem mais destituídos de informações messiânicas, tiveram a capacidade de discernir, bem mais e melhor, a qualidade do sermão do Mestre com a perfeita declaração: “Ninguém jamais falou da maneira como esse homem fala”. (v:46) E voltaram sem o “preso esperado” porque foram cativados inesperadamente por um discurso vivo e verdadeiro como jamais ouviram antes! Louvo a Deus por também já ter chegado a esta mesma conclusão!


Isto me fez lembrar os títulos das minhas séries anteriores. Na 1ª abordei as principais obras de Jesus e só podia chegar a mesma conclusão: Ninguém jamais fez as obras que ele fez! O próprio Jesus declarou isto em João 15:24. Suas testemunhas oculares declaravam isto (por exemplo: Mt. 9:33 – Jo. 9:32). Multidões ainda hoje declaram isto junto comigo e creio que você também já tenha chegado à mesma conclusão! Aliás, ainda hoje Ele continua fazendo obras extraordinárias e maravilhosas que ninguém jamais fez, faz ou fará igual!


Na 2ª série abordei os Seus ensinos comprovando mesmo, em cem por cento, que “ninguém jamais falou como Ele”! E olha que, ao longo da História, não faltaram mestres, filósofos, pregadores, oradores, sábios e mentores que falaram muita coisa boa... mas jamais como Ele, nunca melhor que Ele. E da mesma forma Ele continua falando até hoje, porque as Suas palavras jamais passarão! E eu continuo encantada, admirada, extasiada por Suas Palavras!


E sabe o porquê ninguém jamais fez ou falou como Ele? Porque ninguém É como Ele! A minha 3ª série apresentou 52 atributos de Jesus, um por semana durante um ano, o que não revelou nem sequer um “quantum*” do Seu Ser! (*Na física um quantum é a menor quantidade de qualquer grandeza física envolvida numa interação). Ele É grande demais!


Na 4ª série apresentei algumas das virtudes que Ele deixou de herança para nós como Seu legado. E mais uma vez afirmo sem medo de errar: Ninguém tem para dar maiores e melhores riquezas como Ele nos deu (Efésios 1:18). Não basta saber, não basta crer, precisamos tomar posse! Podemos e devemos agora, igualmente, fazer como Ele fez, falar como Ele falou, ser como Ele foi porque temos o que Ele tinha: o mesmo ESPÍRITO SANTO de DEUS que JESUS nos deu!


Sim, o Espírito que não possuíam os fariseus e sacerdotes que mandaram prender Jesus! O espírito que os movia era outro, de inveja, de ignorância, de incredulidade, de rebelião, não sei... qualquer outro, menos o Espírito Santo! Haja vista a resposta que eles deram aos guardas: “Será que vocês também foram enganados?”, perguntaram os fariseus. “Por acaso alguém das autoridades ou dos fariseus creu nele? Não! Mas essa ralé que nada entende da lei é maldita.” (vs: 47-49) Mal sabiam eles que os “enganados” eram eles mesmos! A “ralé que nada entende da lei” é que estava sendo verdadeiramente abençoada crendo no que Ele falava, no que Ele fazia, em quem Ele era, consequentemente, recebendo o que Ele tinha para oferecer! 


Que o Senhor nos livre deste ledo engano de confiar tão cegamente na nossa engessada tradição religiosa, mesmo baseada em interpretações das Escrituras, mas, muitas vezes, igualmente destituídas de discernimento e sabedoria do alto e que estão nos impedindo de compreender a genuína e incomparável Palavra de Deus! Não é porque ninguém “das autoridades ou dos fariseus (da atualidade) creu nele” que eu também não deva crer! A voz do Espírito Santo é a que deve falar mais alto dentro de nós porque “quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente...” (leia o trecho todo de 1 Coríntios 2:8-16)


Compartilhei minha 27ª semana de 2023


Marina M. Kumruian

Nenhum comentário:

Postar um comentário

52/52 – O CAMINHO DE EMAÚS

 Série: “OS 4 EVANGELHOS EM 1” 52/52 – O CAMINHO DE EMAÚS Chegamos à última semana do ano!  Graças a Deus por vivermos e vencermos cada uma ...