sábado, 2 de setembro de 2023

35/2023 – "QUEM É ESTE?"

 

Série: “OS 4 EVANGELHOS EM 1”

35/2023 – "QUEM É ESTE?"


Uma das passagens mais impactante da vida de Jesus é esta que quero meditar com você nesta semana. Tanto é um evento especial que muitas Bíblias o introduzem com o título “A ENTRADA TRIUNFAL DE JESUS EM JERUSALÉM”! Uma profecia messiânica anunciada no Antigo Testamento, agora cumprida e narrada ao pé da letra nos 4 Evangelhos! Eu dividi este episódio em 2 partes: a 1ª reflexão foi na 41ª semana de 2018 e a 2ª agora nesta 35ª semana de 2023 com base em Mateus 21:8-11 / Marcos 11:8-11 / Lucas 19:36-44 / João 12:2-19.


No seu último ano de ministério, em seus últimos dias de vida, Jesus entra em Jerusalém montado em um jumentinho e então... “Quando ele já estava perto da descida do monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos começou a louvar a Deus alegremente, em alta voz, por todos os milagres que tinham visto. Exclamavam: "Hosana ao Filho de Davi! Bendito é o que vem em nome do Senhor! Bendito é o Reino vindouro de nosso pai Davi! Bendito é o Rei de Israel!"

 

Esta “multidão de discípulos” deve nos representar até hoje como, de fato nós somos, os seguidores alegres e gratos em cujos lábios está a verdadeira adoração, o puro louvor, em alto e bom som, para que todos ouçam, vejam e também aprendam a segui-Lo, não só pelos “milagres que tinham visto”, isto é, pelo que ELE FEZ*, porque "Muitas pessoas, por terem ouvido falar que ele realizara tal sinal miraculoso, foram ao seu encontro”, mas também por quem ELE É* : “o Rei de Israel!” Afinal, “toda a cidade ficou agitada e perguntava: "Quem é este?" Este é o nosso Rei! E seguimos a promessa pela fé no que ELE FALOU* ao dizer que “vem” para vivermos no “Reino vindouro” que ELE NOS DEU*! (* títulos dos 4 volumes, anteriores a este 5º, desta minha série “OS 4 EVANGELHOS EM 1”)


Mas... nesta procissão havia também um 2º grupo de seguidores que não tinha o mesmo propósito do 1º grupo, muito pelo contrário, representam aqueles que querem abafar a voz de júbilo do povo que adora a Deus, são eles “Alguns dos fariseus que estavam no meio da multidão e disseram a Jesus: ‘Mestre, repreende os teus discípulos!’

‘Eu lhes digo’, respondeu ele, ‘se eles se calarem, as pedras clamarão’.” Ainda que não sejamos como eles, religiosos engessados e criteriosos extremistas que reprimem a ação do Espírito em favor do seu próprio conforto e prestígio... precisamos estar firmes e inabaláveis no nosso clamor, sabendo que não devemos nos calar mesmo que ameaçados ou intimidados! Que a nossa perseverança e constância prevaleça sobre a inveja e a presunção destes “fariseus”!


E enquanto os discípulos adoravam e os fariseus reclamavam, Jesus chora diante deles e levanta um lamento: “Se você compreendesse neste dia, sim, você também, o que traz a paz! Mas agora isso está oculto aos seus olhos. Virão dias em que os seus inimigos construirão trincheiras contra você, e a rodearão e a cercarão de todos os lados. Também a lançarão por terra, você e os seus filhos. Não deixarão pedra sobre pedra, porque você não reconheceu o tempo em que Deus a visitaria". E assim como Jesus defendeu os discípulos reconhecendo seus verdadeiros adoradores, aqui Ele denuncia e sentencia os judeus que não O reconheceram como Messias, não O enxergaram como o Cristo no tempo em que ainda dava tempo de se salvarem, pois aquele foi para eles “o tempo favorável...o Dia da Salvação” (2 Co. 6:2)


João encerra a sua narrativa com a exclamação admirada destes fariseus: “Olhem como o mundo todo vai atrás dele!”

E eu encerro minha reflexão com uma interrogação alarmada: “Olhe, como estamos indo atrás d’Ele?” Como verdadeiros adoradores? Filhos do Rei? Embaixadores do Reino Vindouro? Ou como fariseus hipócritas? Religiosos ignorantes? Seguidores cegos da massa? Estamos mesmo indo atrás d’Ele como aqueles que seguem imitando os passos do Mestre? Ou estamos indo atrás d’Ele como perseguidores indesejáveis tentando atrapalhar a caminhada dos fiéis seguidores do Messias?


Se me perguntarem “Quem é este?” referindo-se a Jesus, eu bem saberei responder bem mais do que simplesmente "Este é Jesus, o profeta de Nazaré da Galiléia". Se me perguntarem “Quem é esta?” referindo-se a mim, eu bem que deverei saber responder exatamente assim: “Eu sou discípula do meu Mestre, seguidora do meu Salvador, serva do meu Senhor, adoradora do meu Deus, ministra do meu Rei...” E então eu é quem perguntarei: “E você, sabe Quem é Este?” E então as pedras não precisarão jamais responder por mim porque nunca, jamais, ninguém calará a minha resposta!


Compartilhei minha 35ª semana de 2023


Marina M. Kumruian

Nenhum comentário:

Postar um comentário

52/52 – O CAMINHO DE EMAÚS

 Série: “OS 4 EVANGELHOS EM 1” 52/52 – O CAMINHO DE EMAÚS Chegamos à última semana do ano!  Graças a Deus por vivermos e vencermos cada uma ...