Série: “OS 4 EVANGELHOS EM 1”
36/2023 – ORDEM DO TEMPLO
No sábado passado estudamos o episódio da “Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém”! Vamos continuar na sequência analisando o que aconteceu quando Jesus chegou lá e entrou no templo. João narra uma purificação do templo no início do ministério de Jesus, logo em João 2, e pouco tratei do fato na 12ª semana de 2019 ao lado da “Transformação da Água em Vinho”. Mas os outros 3 evangelhos narram uma cena semelhante que faz alguns estudiosos concluírem se tratar da mesma, enquanto outros defendem uma segunda ocasião ao fim do Seu ministério. De qualquer forma, vamos aprender algumas lições destes trechos de Mateus 21:12-17; Marcos 11:15-19 e Lucas 19:45-48. Acompanhe na sua Bíblia:
Chegando a Jerusalém, Jesus ENTROU no templo e ali começou a EXPULSAR os que estavam comprando e vendendo. DERRUBOU as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas e não PERMITIA que ninguém carregasse mercadorias pelo templo. E os ENSINAVA, dizendo: "Não está escrito: ‘A minha casa será chamada casa de oração para todos os povos’? Mas vocês fizeram dela um covil de ladrões".
Todos os dias ele ENSINAVA no templo. Os cegos e os mancos aproximaram-se dele no templo, e ele os CUROU.
Mas quando os chefes dos sacerdotes e os mestres da lei viram as COISAS MARAVILHOSAS QUE JESUS FAZIA e as crianças gritando no templo: "Hosana ao Filho de Davi", ficaram indignados, e lhe perguntaram: "Não estás ouvindo o que estas crianças estão dizendo?" Respondeu Jesus: "Sim, vocês nunca leram: ‘dos lábios das crianças e dos recém-nascidos suscitaste louvor’?"
Gosto de destacar as AÇÕES do VERBO VIVO! O próprio Jesus que veio “tabernacular” entre nós, tomou certas ações necessárias para a ordem do Templo que, naquele tempo, estava em desordem. Quem sabe hoje também em nosso tempo, em nome de uma maior “liberdade e intimidade” na Casa do Pai, também não a estamos transformando em muita coisa que, na verdade, ela não é! Portanto, vamos conferir se estamos seguindo as medidas e ações de Jesus feitas aqui, e até mesmo as que o apóstolo Paulo recomenda quando trata da “Ordem do Culto” em 1 Coríntios 14:26-39.
Primeiramente Jesus “ENTROU” no templo! Quantos deixaram de fazer isso! Aproveitaram o “isolamento” da Pandemia e não voltaram mais a “entrar” nas igrejas para congregar como era o costume. É a tal moda dos “desigrejados”! Não tá certo! Jesus entrava todos os dias para ensinar aqueles que também todos os dias estavam ali para aprender! E onde a Luz entra, as trevas tem que sair. Por isso que a primeira coisa que Ele fez foi EXPULSAR quem estava ali indevidamente, na prática das obras das trevas, visando lucro pessoal nos seus próprios interesses! Este mesmo poder e autoridade de Jesus foram delegados a nós, os ministros da Casa do Pai. No entanto, a covardia e a comodidade dos nossos líderes, muitas vezes omissos, estão deixando-os com medo de DERRUBAR as irregularidades e de NÃO PERMITIR as profanações tanto dos que “vendem” quanto dos que “compram” práticas ilícitas e inconvenientes dentro da igreja. A exemplo de Jesus, nossos bons pastores e legítimos mestres, devem também não só ENSINAR estas “regras da casa” como também agirem de acordo como aqueles que, de fato, tem zelo pela Casa do Senhor!
Feito isso, podemos esperar e experienciar as CURAS que se seguirão no templo, tanto no corpo (saúde), quanto na alma (sanidade) como no espírito (salvação)! Acredito que aqui podemos talvez achar uma resposta do porquê, muitas vezes, estas COISAS MARAVILHOSAS QUE JESUS FAZIA e outras ainda maiores não estão nos seguindo... Primeiro vem a “ordem”, depois o “progresso”. A purificação, depois a utilização! Destronar o mal, para entronizar o bem!
Agora quero destacar as ações dos demais presentes nesta cena. Mais uma vez, como em reflexões passadas, sempre existem os bons e os maus seguidores de Jesus, ou frequentadores de igrejas. Já mencionamos um pouco as más ações de COMPRAR e VENDER “mercadorias” impróprias ou ilegais em solo sagrado. Mas como “cegos e mancos” nossa melhor atitude ao entrar no templo é nos APROXIMAR de Jesus ainda mais, tanto para aprender, quanto para ser curado! E mais, como as crianças, para LOUVAR em adoração ao Filho de Davi! Contudo, inacreditavelmente, lá dentro também estão os que julgam e questionam INDIGNADOS ações puras como estas! Ao invés de procurar adorá-Lo, “PROCURAVAM MATÁ-LO. Todavia, não conseguiam encontrar uma forma de fazê-lo, pois o temiam, visto que toda a multidão estava maravilhada com o seu ensino e todo o povo estava fascinado pelas suas palavras.” Que depois destas observações, possamos avaliar nossas boas e más ações, dentro e fora do templo do Senhor, tanto o de pedras quanto o de carne! Faço votos que encontremos em nós um coração continuamente maravilhado e fascinado pelas Suas palavras e ações!
Compartilhei minha 36ª semana de 2023
Marina M. Kumruian
Nenhum comentário:
Postar um comentário