sábado, 25 de novembro de 2023

47/52 – BLACK FRIDAY

 Série: “OS 4 EVANGELHOS EM 1”

47/52 – BLACK FRIDAY


Nestas últimas semanas do ano estamos caminhando junto com Jesus em seus últimos dias de vida pelos últimos capítulos dos Evangelhos ao mesmo tempo em que estamos nos aproximando dos dias em que celebraremos os primeiros dias da vida de Jesus relembrando Seu nascimento no Natal. Pode até parecer um contraste estranho meditar na Sua morte bem na época em que se comemora Sua vida. Mas que seja uma estratégia válida para uma comparação importante.


Veja bem: Se equipararmos as cenas da última Ceia que os discípulos tiveram com o Senhor, provavelmente na última quinta-feira da Sua vida, com a nossa última quinta-feira na qual celebramos a tradicional Confraternização do Dia de Ação de Graças, o famoso Thanksgiving Day, poderemos extrair muitas semelhanças. Pois, se há algo que devemos dar graças é a bênção de poder participar do Seu Corpo e do Seu Sangue em memória d’Ele como Ele próprio ensinou na “confraternização de despedida” com a Sua “turma do discipulado”. Eu me lembrei disso esta semana!


E o que dizer então da analogia que podemos fazer com o evento da Black Friday de ontem com a Sexta-feira da Paixão quando houve trevas em pleno meio dia?! Muito provavelmente você já deve ter visto alguma coisa parecida com isto:

1. Foi uma “Black Friday” “100% off”. Jesus pagou por tudo, em nosso favor. E pagou muito caro! (1 Pedro 1.18,19) 

2. Consequentemente, todas as ofertas dessa “Black Friday” são de graça para nós. Antes do morrer, Jesus declarou: ”Está consumado” (João 19.30), o que significa: “Tudo pago, tudo quitado”. Não temos de pagar nada pelas ofertas dessa “Black Friday”, porque representam o dom de Deus, que é gratuito para nós (1 Co 2.12).

3. Essa “Black Friday” não se repetirá, mas as suas ofertas são válidas todos os dias, até ao final dos tempos. 

4. Essas ofertas estão disponíveis a todos, sem fila, sem “empurra-empurra”, sem confusão. Basta aceitá-las pela fé, sem qualquer pagamento ou impedimento (Ap21.6; 22.17). 

(Fonte: https://ipjardimguanabara.org/black-friday-de-jesus/)


E os textos que dão sequência aos nossos estudos aqui narram justamente os acontecimentos das primeiras horas desta negra sexta-feira de Jesus quando “os chefes dos sacerdotes, os oficiais da guarda do templo e os líderes religiosos” vieram prender Jesus! Como eles estavam enganados a respeito do verdadeiro Cristo diante deles! Jesus mesmo parecia inconformado ao perguntar-lhes: "Estou eu chefiando alguma rebelião, para que vocês venham prender-me com espadas e varas? Todos os dias eu estava ensinando no templo, e vocês não levantaram a mão contra mim nem me prenderam! Mas esta é a hora de vocês — quando as trevas reinam.” Na hora exata do dia determinado “para que se cumprissem as Escrituras dos profetas." (Mateus 26:55-56; Marcos 14:48-52; Lucas 22:52-53 e João 18:12-14 e 19-24)


Como se não bastasse, foi aí que também “todos os discípulos o abandonaram e fugiram.” Inacreditável! Os “amigos” da Confra da quinta se transformando nos inimigos do golpe da sexta!


Mas não parou aí, veio “o destacamento de soldados com o seu comandante e os guardas dos judeus prenderam Jesus. Amarraram-no e o levaram primeiramente a Anás, que era sogro de Caifás, o sumo sacerdote naquele ano.” Destes já era esperada esta violência que, mais tarde, se intensificaria ainda mais! Aliás, um deles, em defesa do sumo sacerdote, já dá o primeiro tapa no rosto de Jesus com a repreensão mais equivocada do momento: "Isso é jeito de responder ao sumo sacerdote?" Soldado ignorante! Isso é que jamais seria jeito de tratar o Único e Perfeito Sumo Sacerdote de todos os tempos!


Analisando esta sequência de “mal entendidos”, podemos perceber como é fácil nos deixar levar por propagandas enganosas de “produtos” que parecem ser originais e são falsos, de ofertas que parecem ser verdadeiras e são fraudes! Prestemos atenção nos “chefes dos sacerdotes, nos oficiais da guarda do templo e nos líderes religiosos” dos nossos dias que podem estar denegrindo nosso Jesus ao invés de exaltá-Lo. Tenhamos o devido discernimento com aqueles que deveriam fazer a segurança do Rei Jesus levando liberdade aos cativos ao invés de açoitarem o Evangelho de Cristo! Para isso precisamos engrossar as fileiras do Exército de Discípulos justos e fiéis que não abandonam o barco e nem fogem da prova, mas permanecem firmes e constantes no amor e no temor do Senhor como o missionário iraniano que tive o privilégio de hospedar em minha casa nesta semana e ouvir o seu testemunho de fidelidade à fé em Cristo mesmo preso por 5 anos, inclusive na solitária! Agradeci por isto na quinta, louvei ao Senhor na sexta e hoje, sábado, estou compartilhando.


Compartilhei minha 47ª semana de 2023


Marina M. Kumruian

sábado, 18 de novembro de 2023

46/52 – ÚLTIMOS AVISOS

 Série: “OS 4 EVANGELHOS EM 1”

46/52 – ÚLTIMOS AVISOS


Na semana passada entramos já no clima de “Boas Festas” e, de fato, agora já estamos salvando as datas das nossas famosas Confraternizações de final de ano. Por isso hoje vamos também continuar extraindo mais algumas lições do último jantar de Jesus com seus discípulos no final do seu ministério na terra, dando continuidade aos textos de Mateus 26:31-35, Marcos 14:27-31, Lucas 22:31-38 e João 13:31-38. Acompanhe na sua Bíblia o que aconteceu.


Ao final de 3 anos juntos em uma extraordinária “turnê” de sermões, milagres e maravilhas, não era de se esperar uma grandiosa Festa de Ação de Graças cheia de louvor e adoração ao Mestre Jesus Cristo? Pois não foi bem assim! Jesus dá um show de exemplo ao sentar à mesa com aquele que ia traí-lo, com o outro que iria negá-lo, com um que não iria crer na Sua ressurreição, com dois deles que estavam mais interessados nos lugares de honra em Seu Reino... e ainda assim, Jesus os serviu e por fim os aconselhou. Em suas últimas palavras de despedida Ele carinhosamente os instruiu assim:

"Meus filhinhos, vou estar com vocês apenas mais um pouco. Vocês procurarão por mim e, como eu disse aos judeus, agora lhes digo: Para onde eu vou, vocês não podem ir.

Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros.

Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros".

Então Jesus lhes disse: "Ainda esta noite todos vocês me abandonarão. Pois está escrito: ‘Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho serão dispersas’. Mas, depois de ressuscitar, irei adiante de vocês para a Galileia".


O que difere o “novo” mandamento do “antigo” é o parâmetro. Agora já não é mais “como a TI mesmo”, mas como “EU os amei”. Já não sou mais “eu” a referência para amar, mas o próprio “Cristo”! Porque Ele amou enquanto esteve aqui, Ele ainda nos ama enquanto está lá (onde ainda não podemos ir) e Ele nos amará enquanto durar a eternidade conosco! Isto revela não só um amor em todo tempo e em todo lugar, mas um amor em quaisquer circunstancias! Até mesmo diante de um Pedro que O negou por 3 vezes e depois por 3 vezes lhe professou um amor que não era como o d’Ele! Mas Jesus mesmo assim ouviu suas 3 afirmações falsas, respondeu a cada uma delas e ainda orou por ele, confira:

1ª) "Senhor, para onde vais? Ainda que todos te abandonem, eu nunca te abandonarei!” Mas abandonou!

2ª) "Senhor, por que não posso seguir-te agora? Darei a minha vida por ti!" Mas traiu!

3ª) "Estou pronto para ir contigo para a prisão. Mesmo que seja preciso que eu morra contigo, nunca te negarei". Mas negou!


Calmamente Jesus lhe responde assim: "Simão, Simão, Satanás pediu vocês para peneirá-los como trigo. Mas eu orei por você, para que a sua fé não desfaleça. E quando você se converter, fortaleça os seus irmãos".

Então Jesus lhes perguntou: "Quando eu os enviei sem bolsa, saco de viagem ou sandálias, faltou-lhes alguma coisa?" "Nada", responderam eles. Ele lhes disse: "Mas agora, se vocês têm bolsa, levem-na, e também o saco de viagem; e se não têm espada, vendam a sua capa e comprem uma.”


Temos agora 3 afirmações verdadeiras de Jesus representadas por este kit de 3 elementos que resumem Sua advertência:

1ª) A BOLSA representa a promessa de PROVISÃO para quem quer AMAR os outros como Jesus que por nós MORREU. 

2ª) As SANDÁLIAS revelam o andar no PROPÓSITO para quem se CONVERTER e nascer de novo como Jesus RESSUCITOU. 

3ª) E a ESPADA simboliza a garantia de PROTEÇÃO para quem aprendeu a  FORTALECER os irmãos até Jesus VOLTAR. 


E assim como a oração de Jesus teve resposta na vida de Pedro, assim também terá na nossa, pois:

1º) O Pedro que dormiu no jardim, depois fortaleceu os seus irmãos. É o que tenho tentado fazer com estes estudos!

2º) O Pedro que abandonou Jesus no caminho, de fato morreu por amor a Jesus. Acredito que eu também morreria!

3º) O Pedro que negou Jesus no pátio, acabou se convertendo a Jesus. Eu também já me converti e penso que jamais abandonarei ou negarei a Jesus!


Que esses exemplos sempre nos venham à memoria, especialmente quando também estivermos sentados à mesa em comunhão com nossas famílias, amigos e irmãos para que também sejamos conhecidos e reconhecidos como discípulos do Mestre amando uns aos outros como Ele nos amou e nos proveu deste amor para cumprirmos este propósito sob a Sua proteção. 


Compartilhei minha 46ª semana de 2023


Marina M. Kumruian

sábado, 11 de novembro de 2023

45/52 – BOAS FESTAS

 Série: “OS 4 EVANGELHOS EM 1”

45/52 – BOAS FESTAS


Já estamos nos aproximando do fim de ano e já podemos ver sinais do Natal nas decorações e nos comércios. Muitos já estão pensando e outros até já executando os preparativos para esta grande festa anual. Como escrevi no meu livro, as Datas Comemorativas são oportunidades de nos alegrar e nos regozijar em Deus, muito mais ainda uma celebração como esta que tem por motivo original o nascimento de Jesus Cristo. Então aproveite e faça um bom planejamento para isso!


Mas, no texto de hoje, a Data Comemorativa que Jesus está instruindo seus discípulos a preparar é a Páscoa, festa que posteriormente nos lembraria da morte e ressurreição do mesmo Jesus nascido no Natal. De qualquer maneira, ambas trazem como protagonista o mesmo personagem e, independente das datas, vamos reconhecer neste estudo que Jesus tem sempre detalhadas instruções para nos proporcionar uma celebração perfeita dentro dos propósitos de cada ocasião. 


Siga aí na sua Bíblia a narrativa de Mateus 26:17-23; Marcos 14:12-20; Lucas 22:7-21 e João 13:18-20 e destaque a pergunta que os discípulos fizeram para Jesus: “Onde queres que preparemos a refeição da Páscoa?” Será que você já perguntou também para o dono da festa onde Ele quer que seja preparada a Ceia de Natal? Eu já tenho orado sobre isso! 


E estou crendo e esperando que Ele me responda tão detalhadamente quanto fez para eles conforme visto nos versos seguintes. Na verdade, Jesus mandou que eles fizessem a mesma pergunta para um certo “dono da casa” com as seguintes palavras: “Onde é o meu salão de hóspedes, no qual poderei comer a Páscoa com meus discípulos?” Isto me fez pensar que não só tenho que perguntar para Ele sobre o “onde Ele quer”, mas também estar pronta para responder quando Ele me perguntar “Onde é o salão” que eu quero dispor para Ele cear comigo e eu com Ele!


Quero igualmente poder mostrar “uma ampla sala no andar superior, mobiliada e pronta” com os preparativos para honrá-lo em todas as Datas Especiais, aliás, todos os dias na presença DELE é sempre um dia especial! Esta “sala ampla” pode representar nosso coração, o cômodo mais superior da nossa vida totalmente dilatado para ser cheio da Sua glória, ocupado com Sua presença, “mobiliado” com a mesa dos pães da comunhão, iluminado à luz do Castiçal já bem abastecido com o puro azeite de oliva para que as lâmpadas fiquem acesas continuamente, sob um aroma suave e agradável ao Senhor, além de todos os demais preparativos que Ele desejar para uma festa memorável!


Porém, embora estejamos imaginando tudo isso na perspectiva da celebração natalina, devemos lembrar que no contexto em referência não havia a alegria de ter nascido um bebê em Belém, mas sim a tristeza de que o Filho do Homem seria traído e entregue à morte em Jerusalém, pois, foi nesta ceia que Jesus declarou: “Digo-lhes que certamente um de vocês me trairá.” Eles ficaram muito tristes e começaram a dizer-lhe, um após outro: “Com certeza não sou eu, Senhor!” Ao que afirmou Jesus: “Eis que a mão daquele que vai me trair está com a minha sobre a mesa. Não estou me referindo a todos vocês; conheço os que escolhi. Mas isto acontece para que se cumpra a Escritura: ‘Aquele que partilhava do meu pão voltou-se contra mim’.”


Sim, realmente já é muito triste ser traído, quanto mais por alguém que participa da comunhão da nossa mesa e do nosso pão! Tinha que ser um dentre os Doze? Sim! Talvez para nos alertar mesmo que somente UM, só o nosso Deus, é digno de total confiança porque n’Ele não há possibilidade de erro! Este é o Deus que conhecemos, ainda que não tão plenamente como Ele a nós! Mas assim como Ele mesmo disse “conheço os que escolhi”, sabemos que nossas motivações e intenções estão patentes aos Seus olhos! É certo que Ele comia e bebia com pecadores e publicanos, mas quem comia e bebia a Sua verdadeira comida e bebida, representada pelo pão e pelo vinho, tinha sua vida transformada pelo Seu Sangue e podia fazer parte do Seu Corpo! 


Por isso ainda estamos em tempo de realizar os “preparativos” para cearmos com Ele, não só neste próximo Natal e nem só em outras “festas religiosas” como a Páscoa, mas definitivamente fazer de cada dia uma Data Comemorativa para sentarmos à mesa com o Pai, o Filho e o Espírito Santo, nossos Convidados de Honra, e celebrar o nascimento, a vida, a morte, a ressurreição e até a volta prometida de nosso querido e amado Jesus! Onde? Aí é com vocês! Se ainda não sabe, comece trocando perguntas com Ele mesmo! Uma resposta já temos: “Uma ampla sala no andar superior, mobiliada e pronta”. O que já descarta qualquer outra coisa inferior, vazia e despreparada! Pense nisso e... Boas Festas!!


Compartilhei minha 45ª semana de 2023


Marina M. Kumruian

sábado, 4 de novembro de 2023

44/52 – CRER PRA VALER

 Série: “OS 4 EVANGELHOS EM 1”


44/52 – CRER PRA VALER 


O mês de Outubro foi muito especial para mim este ano. Nele realizei um dos meus grandes sonhos, publicar o meu 1º livro! E mais uma vez aproveito para agradecer aqui todos os que me apoiaram de alguma maneira, não só agora, mas desde quando tudo começou lá na minha adolescência! E dentre estes “apoiadores”, quero destacar a minha Igreja Batista do Povo, na pessoa do meu Pr. Robério Alves, que sugeriu que eu apresentasse um poema a cada domingo de acordo com os “5 Solas” que foram estudados a cada semana do mês por ocasião da Reforma Protestante, celebrada nesta última terça-feira, dia 31. Com isso, o assunto sobre a salvação somente pela GRAÇA, mediante a FÉ somente no CRISTO das ESCRITURAS para a GLÓRIA DE DEUS, ficou bastante esclarecido e proclamado pelo Evangelho que pregamos!


E vindo muito a calhar, o texto que estudaremos hoje reforça novamente este tema da salvação por meio da fé. Abra sua Bíblia em João 12:37-50 e acompanhe cada tópico:


1º) NÃO CRER:Mesmo depois que Jesus fez todos aqueles sinais miraculosos, não creram nele.” (v:37)

Já observamos várias vezes que, diante da pregação do Evangelho, nem todos crerão! Aliás, infelizmente, a maioria não tem crido, como estes, mesmo sendo “evangelizados” pelo próprio Cristo! E sabe por que não creram? Diz a Palavra:

"Cegou os seus olhos e endureceu os seus corações, para que não vejam com os olhos nem entendam com o coração, nem se convertam, e eu os cure". (v:40) Simplesmente cegos de olhos e endurecidos de corações para entender! Por isso “não creram”! A semente das Boas Novas não chega nem a penetrar no solo do coração para que entendendo, frutifique!


2º) CRER, MAS NÃO CONFESSAR: “Ainda assim, muitos líderes dos judeus creram nele. Mas, por causa dos fariseus, não confessavam a sua fé, com medo de serem expulsos da sinagoga; pois preferiam a aprovação dos homens do que a aprovação de Deus.” (vs: 42,43) Quantos vivem uma “fé” assim, secreta e disfarçada! Até entendem porque conseguem crer, mas não tem a coragem para “se converter”, ou seja, confessar a fé que creem com as provas de um novo estilo de vida diferente do que eram antes, ainda que isto custe a perda de amigos e status que agora não mais deveriam importar.


3º) CRER PRA VALER como disse Jesus em alta voz: "Quem crê em mim, não crê apenas em mim, mas naquele que me enviou. Quem me vê, vê aquele que me enviou. Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. Se alguém ouve as minhas palavras, e não as guarda, eu não o julgo. Pois não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo.” (vs: 44-47) Agora sim vemos aí uma fé verdadeira daquele que crê por completo! Os olhos são iluminados pela “luz divina” e não permanecem mais nas trevas! O coração de pedra foi transformado porque guarda agora as palavras da lei do Espírito impressas no seu interior. É um “novo convertido”! Entendeu, creu, se converteu e foi, de fato e de verdade, curado em sua saúde espiritual! Este sim é o fruto esperado de quem semeia as Boas Novas!


Não sei em que nível está a sua fé! Se você não crê no Evangelho ainda, eu lhe convido a aceitar este Plano de Salvação que Deus, com eterno amor, traçou para você! Se você já crê, entende, sabe, conhece, mas só fica “namorando” à distância, eu também te convido a assumir um compromisso de Aliança com seu Amado Jesus, case logo com Ele e desfrute de todos os direitos e deveres desta maravilhosa união! E se, portanto, você já está no nível 3, em plena e perfeita comunhão com o Pai, o Filho e o Espírito Santo... glória a Deus!!! Bora então confessar e professar a nossa fé dizendo como Jesus: “Não falei por mim mesmo, mas o Pai que me enviou me ordenou o que dizer e o que falar. Sei que o seu mandamento é a vida eterna. Portanto, o que eu digo é exatamente o que o Pai me mandou dizer". (vs: 49-50)


Se há uma “Reforma Protestante” necessária hoje, é esta: voltar a fazer da pregação do Evangelho que salva para a vida eterna um mandamento a ser executado exatamente como o Pai nos enviou a fazer, a ponto de também poder declarar como o grande apóstolo Paulo: “Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.” (Atos 20:24) 


E não querendo apavorar quem ainda está rejeitando estas palavras, mas só por desencargo de consciência, acho bom dar uma espiadinha também no verso 48: “Há um juiz para quem me rejeita e não aceita as minhas palavras; a própria palavra que proferi o condenará no último dia.” 


Pronto, só para me certificar que você vai aceitar!


Compartilhei minha 44ª semana de 2023


Marina M. Kumruian

52/52 – O CAMINHO DE EMAÚS

 Série: “OS 4 EVANGELHOS EM 1” 52/52 – O CAMINHO DE EMAÚS Chegamos à última semana do ano!  Graças a Deus por vivermos e vencermos cada uma ...