sábado, 11 de novembro de 2023

45/52 – BOAS FESTAS

 Série: “OS 4 EVANGELHOS EM 1”

45/52 – BOAS FESTAS


Já estamos nos aproximando do fim de ano e já podemos ver sinais do Natal nas decorações e nos comércios. Muitos já estão pensando e outros até já executando os preparativos para esta grande festa anual. Como escrevi no meu livro, as Datas Comemorativas são oportunidades de nos alegrar e nos regozijar em Deus, muito mais ainda uma celebração como esta que tem por motivo original o nascimento de Jesus Cristo. Então aproveite e faça um bom planejamento para isso!


Mas, no texto de hoje, a Data Comemorativa que Jesus está instruindo seus discípulos a preparar é a Páscoa, festa que posteriormente nos lembraria da morte e ressurreição do mesmo Jesus nascido no Natal. De qualquer maneira, ambas trazem como protagonista o mesmo personagem e, independente das datas, vamos reconhecer neste estudo que Jesus tem sempre detalhadas instruções para nos proporcionar uma celebração perfeita dentro dos propósitos de cada ocasião. 


Siga aí na sua Bíblia a narrativa de Mateus 26:17-23; Marcos 14:12-20; Lucas 22:7-21 e João 13:18-20 e destaque a pergunta que os discípulos fizeram para Jesus: “Onde queres que preparemos a refeição da Páscoa?” Será que você já perguntou também para o dono da festa onde Ele quer que seja preparada a Ceia de Natal? Eu já tenho orado sobre isso! 


E estou crendo e esperando que Ele me responda tão detalhadamente quanto fez para eles conforme visto nos versos seguintes. Na verdade, Jesus mandou que eles fizessem a mesma pergunta para um certo “dono da casa” com as seguintes palavras: “Onde é o meu salão de hóspedes, no qual poderei comer a Páscoa com meus discípulos?” Isto me fez pensar que não só tenho que perguntar para Ele sobre o “onde Ele quer”, mas também estar pronta para responder quando Ele me perguntar “Onde é o salão” que eu quero dispor para Ele cear comigo e eu com Ele!


Quero igualmente poder mostrar “uma ampla sala no andar superior, mobiliada e pronta” com os preparativos para honrá-lo em todas as Datas Especiais, aliás, todos os dias na presença DELE é sempre um dia especial! Esta “sala ampla” pode representar nosso coração, o cômodo mais superior da nossa vida totalmente dilatado para ser cheio da Sua glória, ocupado com Sua presença, “mobiliado” com a mesa dos pães da comunhão, iluminado à luz do Castiçal já bem abastecido com o puro azeite de oliva para que as lâmpadas fiquem acesas continuamente, sob um aroma suave e agradável ao Senhor, além de todos os demais preparativos que Ele desejar para uma festa memorável!


Porém, embora estejamos imaginando tudo isso na perspectiva da celebração natalina, devemos lembrar que no contexto em referência não havia a alegria de ter nascido um bebê em Belém, mas sim a tristeza de que o Filho do Homem seria traído e entregue à morte em Jerusalém, pois, foi nesta ceia que Jesus declarou: “Digo-lhes que certamente um de vocês me trairá.” Eles ficaram muito tristes e começaram a dizer-lhe, um após outro: “Com certeza não sou eu, Senhor!” Ao que afirmou Jesus: “Eis que a mão daquele que vai me trair está com a minha sobre a mesa. Não estou me referindo a todos vocês; conheço os que escolhi. Mas isto acontece para que se cumpra a Escritura: ‘Aquele que partilhava do meu pão voltou-se contra mim’.”


Sim, realmente já é muito triste ser traído, quanto mais por alguém que participa da comunhão da nossa mesa e do nosso pão! Tinha que ser um dentre os Doze? Sim! Talvez para nos alertar mesmo que somente UM, só o nosso Deus, é digno de total confiança porque n’Ele não há possibilidade de erro! Este é o Deus que conhecemos, ainda que não tão plenamente como Ele a nós! Mas assim como Ele mesmo disse “conheço os que escolhi”, sabemos que nossas motivações e intenções estão patentes aos Seus olhos! É certo que Ele comia e bebia com pecadores e publicanos, mas quem comia e bebia a Sua verdadeira comida e bebida, representada pelo pão e pelo vinho, tinha sua vida transformada pelo Seu Sangue e podia fazer parte do Seu Corpo! 


Por isso ainda estamos em tempo de realizar os “preparativos” para cearmos com Ele, não só neste próximo Natal e nem só em outras “festas religiosas” como a Páscoa, mas definitivamente fazer de cada dia uma Data Comemorativa para sentarmos à mesa com o Pai, o Filho e o Espírito Santo, nossos Convidados de Honra, e celebrar o nascimento, a vida, a morte, a ressurreição e até a volta prometida de nosso querido e amado Jesus! Onde? Aí é com vocês! Se ainda não sabe, comece trocando perguntas com Ele mesmo! Uma resposta já temos: “Uma ampla sala no andar superior, mobiliada e pronta”. O que já descarta qualquer outra coisa inferior, vazia e despreparada! Pense nisso e... Boas Festas!!


Compartilhei minha 45ª semana de 2023


Marina M. Kumruian

Nenhum comentário:

Postar um comentário

52/52 – O CAMINHO DE EMAÚS

 Série: “OS 4 EVANGELHOS EM 1” 52/52 – O CAMINHO DE EMAÚS Chegamos à última semana do ano!  Graças a Deus por vivermos e vencermos cada uma ...