sábado, 4 de novembro de 2023

44/52 – CRER PRA VALER

 Série: “OS 4 EVANGELHOS EM 1”


44/52 – CRER PRA VALER 


O mês de Outubro foi muito especial para mim este ano. Nele realizei um dos meus grandes sonhos, publicar o meu 1º livro! E mais uma vez aproveito para agradecer aqui todos os que me apoiaram de alguma maneira, não só agora, mas desde quando tudo começou lá na minha adolescência! E dentre estes “apoiadores”, quero destacar a minha Igreja Batista do Povo, na pessoa do meu Pr. Robério Alves, que sugeriu que eu apresentasse um poema a cada domingo de acordo com os “5 Solas” que foram estudados a cada semana do mês por ocasião da Reforma Protestante, celebrada nesta última terça-feira, dia 31. Com isso, o assunto sobre a salvação somente pela GRAÇA, mediante a FÉ somente no CRISTO das ESCRITURAS para a GLÓRIA DE DEUS, ficou bastante esclarecido e proclamado pelo Evangelho que pregamos!


E vindo muito a calhar, o texto que estudaremos hoje reforça novamente este tema da salvação por meio da fé. Abra sua Bíblia em João 12:37-50 e acompanhe cada tópico:


1º) NÃO CRER:Mesmo depois que Jesus fez todos aqueles sinais miraculosos, não creram nele.” (v:37)

Já observamos várias vezes que, diante da pregação do Evangelho, nem todos crerão! Aliás, infelizmente, a maioria não tem crido, como estes, mesmo sendo “evangelizados” pelo próprio Cristo! E sabe por que não creram? Diz a Palavra:

"Cegou os seus olhos e endureceu os seus corações, para que não vejam com os olhos nem entendam com o coração, nem se convertam, e eu os cure". (v:40) Simplesmente cegos de olhos e endurecidos de corações para entender! Por isso “não creram”! A semente das Boas Novas não chega nem a penetrar no solo do coração para que entendendo, frutifique!


2º) CRER, MAS NÃO CONFESSAR: “Ainda assim, muitos líderes dos judeus creram nele. Mas, por causa dos fariseus, não confessavam a sua fé, com medo de serem expulsos da sinagoga; pois preferiam a aprovação dos homens do que a aprovação de Deus.” (vs: 42,43) Quantos vivem uma “fé” assim, secreta e disfarçada! Até entendem porque conseguem crer, mas não tem a coragem para “se converter”, ou seja, confessar a fé que creem com as provas de um novo estilo de vida diferente do que eram antes, ainda que isto custe a perda de amigos e status que agora não mais deveriam importar.


3º) CRER PRA VALER como disse Jesus em alta voz: "Quem crê em mim, não crê apenas em mim, mas naquele que me enviou. Quem me vê, vê aquele que me enviou. Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. Se alguém ouve as minhas palavras, e não as guarda, eu não o julgo. Pois não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo.” (vs: 44-47) Agora sim vemos aí uma fé verdadeira daquele que crê por completo! Os olhos são iluminados pela “luz divina” e não permanecem mais nas trevas! O coração de pedra foi transformado porque guarda agora as palavras da lei do Espírito impressas no seu interior. É um “novo convertido”! Entendeu, creu, se converteu e foi, de fato e de verdade, curado em sua saúde espiritual! Este sim é o fruto esperado de quem semeia as Boas Novas!


Não sei em que nível está a sua fé! Se você não crê no Evangelho ainda, eu lhe convido a aceitar este Plano de Salvação que Deus, com eterno amor, traçou para você! Se você já crê, entende, sabe, conhece, mas só fica “namorando” à distância, eu também te convido a assumir um compromisso de Aliança com seu Amado Jesus, case logo com Ele e desfrute de todos os direitos e deveres desta maravilhosa união! E se, portanto, você já está no nível 3, em plena e perfeita comunhão com o Pai, o Filho e o Espírito Santo... glória a Deus!!! Bora então confessar e professar a nossa fé dizendo como Jesus: “Não falei por mim mesmo, mas o Pai que me enviou me ordenou o que dizer e o que falar. Sei que o seu mandamento é a vida eterna. Portanto, o que eu digo é exatamente o que o Pai me mandou dizer". (vs: 49-50)


Se há uma “Reforma Protestante” necessária hoje, é esta: voltar a fazer da pregação do Evangelho que salva para a vida eterna um mandamento a ser executado exatamente como o Pai nos enviou a fazer, a ponto de também poder declarar como o grande apóstolo Paulo: “Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.” (Atos 20:24) 


E não querendo apavorar quem ainda está rejeitando estas palavras, mas só por desencargo de consciência, acho bom dar uma espiadinha também no verso 48: “Há um juiz para quem me rejeita e não aceita as minhas palavras; a própria palavra que proferi o condenará no último dia.” 


Pronto, só para me certificar que você vai aceitar!


Compartilhei minha 44ª semana de 2023


Marina M. Kumruian

Nenhum comentário:

Postar um comentário

52/52 – O CAMINHO DE EMAÚS

 Série: “OS 4 EVANGELHOS EM 1” 52/52 – O CAMINHO DE EMAÚS Chegamos à última semana do ano!  Graças a Deus por vivermos e vencermos cada uma ...