Série: “OS 4 EVANGELHOS EM 1”
8/52 – OS ESCOLHIDOS
Na semana passada começamos a pensar sobre o chamado de seguir a Jesus no discipulado verdadeiro... mas não conseguimos terminar! Deixei algumas perguntas para que cada um buscasse suas respostas, lembram? “O que é? Como é? Quem é? Seguir para onde? Quando e por quanto? Por que? Para que?” Espero que elas tenham instigado nossos pensamentos a buscarem as respostas confrontando nosso conforto vocacional e a se despertar para a nossa missão!
E falando em despertar, como você passou esse feriadão? Tive o privilégio de passar na casa do Pai em SP no Congresso DESPERTA e tirar muito proveito da Palavra, da Adoração, da Comunhão e das Orações com a Igreja reunida nestes 5 dias!
É muito bom estar na “multidão dos que creram, um só era o sentimento e a maneira de pensar” (Atos 4:32) Assim era no tempo da Igreja Primitiva, assim era no tempo em que Jesus atraía as multidões que O seguiam por muitas e variadas razões que Ele muito bem sabia, porque conhecia o coração de cada um de seus seguidores, tanto da multidão dispersa, quanto dos 120 discípulos fiéis reunidos no Dia de Pentecostes; tanto dos 70 que foram enviados em Lucas 10, quanto dos 12 mais conhecidos e listados no texto base de hoje; tanto dos 3 mais chegados, quanto do meu e do seu coração! Tanto dos 3 candidatos analisados no sábado passado com suas motivações peculiares, quanto dos candidatos de hoje!
Ao longo dos seus 3 anos de ministério, as fileiras de seguidores de Jesus ia crescendo cada vez mais! E como diz a Palavra, muitos foram chamados, mas poucos escolhidos! Uns escolhem seguir, mas calculando os custos e respondendo honestamente àquelas 7 questões já levantadas, desistem, olham para trás e se desviam do Caminho. Por isso Jesus foi muito criterioso ao chamar “a si aqueles que ele quis, os quais vieram para junto dele.” Acompanhe o texto na sua Bíblia em Marcos 3:13-19 e Lucas 6:12-16. Jesus não escolheu aleatoriamente os seus doze discípulos, Ele primeiro “subiu a um monte a fim de orar, e passou a noite orando a Deus. Ao amanhecer, [é que] chamou... Escolheu doze, designando-os como apóstolos, para que estivessem com ele, os enviasse a PREGAR e lhes desse autoridade para EXPULSAR demônios.” E então segue a lista dos nomes. Em todas as vezes Pedro é sempre o primeiro e Judas Iscariotes o último.
Na 39ª semana de 2018 já comentei sobre esta sequência de sermos “chamados, escolhidos e enviados” com base em outro texto (Lucas 9:1,2). Neste agora, entretanto, é acrescentado mais dois outros verbos: “designados e dotados”. Vejam como os textos se complementam para conseguirmos completar as nossas respostas! Já tenho ainda outros textos para semana que vem dentro deste mesmo assunto para expandirmos nosso entendimento sobre este desafiador chamado de seguir a Jesus! Ainda que muitos chamem por Jesus e escolham segui-Lo, só Ele pode confirmar este chamado, ratificar esta escolha e determinar o desígnio específico que Ele tem para nossa vida traçando um plano perfeito, com um propósito particular, que nos faça experimentar a Sua boa, agradável e perfeita vontade! Quando isto nos é revelado, segue o próximo passo: Ele abençoa o nosso envio nos dando todos os recursos necessários para cumprirmos nossa missão debaixo da Sua autoridade e poder, como que possuindo uma procuração em Seu nome para realizarmos as mesmas obras que Ele fez e outras ainda maiores! Aí sim nos sentiremos realizados, porque seremos seres realizados!
E quais seriam estas principais realizações? Este texto fala em PREGAR o Evangelho e EXPULSAR os demônios! Ou seja, basicamente, levar a LUZ nas TREVAS, apresentar a DEUS e destronar o DIABO, pregar as BOAS NOVAS no presente para desfazer as obras MÁS e VELHAS do passado... Mateus em outra passagem amplia ainda mais estas obras que Jesus nos chamou, escolheu, designou e deu autoridade para realizar: “Por onde forem, preguem esta mensagem: ‘O Reino dos céus está próximo’. Curem os enfermos, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios.” (10:7,8) Agora arrasou! DESPERTA povo de Deus! Precisamos sair do conforto da inércia e confrontar as trevas com estas ações revolucionárias que, primeiramente, já revolucionaram nossas próprias vidas quando nos pregaram a mensagem do Reino e fomos curados e libertos ao nascermos de novo santos e purificados de toda injustiça do pecado!
Por fim, quero chamar a atenção para mais um detalhe importantíssimo do texto: “os quais vieram para junto dele (...) para que estivessem com ele...” Não como a multidão que O apertava, mas como os poucos que O tocavam! Não como muitos que O viam e ouviam, mas como os poucos que amavam e obedeciam Suas Palavras! Junto dEle! Com Ele! E só também entendendo que é “Dele, Por Ele e para Ele” que realizamos todas as estas coisas, é que a Glória será para ELE!
Compartilhei minha 8ª semana de 2023
Marina M. Kumruian
Nenhum comentário:
Postar um comentário