sábado, 23 de setembro de 2023

38/2023 – AS QUALIDADES DO MESTRE

 Série: “OS 4 EVANGELHOS EM 1”

38/2023 – AS QUALIDADES DO MESTRE


Estou chegando à conclusão que a maioria das passagens que “pulei” nestes últimos quatro anos de estudos dos Evangelhos, foram justamente estas onde ocorreram os conflitos de Jesus com os religiosos! Exatamente por serem tão “desagradáveis”, não dava nem vontade de dar atenção para tamanha “hipocrisia, astúcia e má intenção”! E foi com estas mesmas palavras que o próprio Jesus definiu o caráter deste povo na continuação dos textos que hoje vamos ver em Mateus 22:15-22; Marcos 12:13-17 e Lucas 20:20-26.


Como comentei semana passada, nestes capítulos Jesus enfrenta grandes discussões controversas, e a de hoje também começa assim: “Então os fariseus saíram e começaram a planejar um meio de enredá-lo em suas próprias palavras. Pondo-se a vigiá-lo, mais tarde eles mandaram espiões, que se fingiam justos, para apanhar Jesus em alguma coisa que ele dissesse, de forma que o pudessem entregar ao poder e à autoridade do governador. Estes se aproximaram dele e disseram: ‘Mestre, sabemos que és íntegro e verdadeiro e que não te deixas influenciar por ninguém, porque não te prendes à aparência dos homens, e que não mostras parcialidade, mas ensinas o caminho de Deus conforme a verdade. Dize-nos, pois: Qual é a tua opinião? É certo pagar imposto a César ou não? Devemos pagar ou não?’ Mas Jesus, percebendo a hipocrisia, astúcia e a má intenção deles, perguntou: ‘Hipócritas! Por que vocês estão me pondo à prova? Mostrem-me a moeda usada para pagar o imposto’. Eles lhe mostraram um denário, e ele lhes perguntou: ‘De quem é esta imagem e esta inscrição?’ ‘De César’, responderam eles. E ele lhes disse: ‘Então, deem a César o que é de César e a Deus o que é de Deus’. E não conseguiram apanhá-lo em nenhuma palavra diante do povo. E, admirados com a sua resposta, ficaram em silêncio; e, deixando-o, retiraram-se.”


Não vou me deter na questão do tributo, até porque este tema já foi abordado na 35ª semana de 2018 e nesta passagem aqui o assunto foi também só mais um pretexto para “enredá-lo”. Entretanto, esta “armadilha” serviu mesmo só para ainda mais evidenciar as qualidades de caráter de Jesus que os próprios “espiões” bem enumeraram com suas palavras e que o próprio Jesus bem demostrou com Suas ações. Vou destaca-las a seguir em letras garrafais em forma de oração e apropriação destas virtudes que desejo receber do Senhor para minha vida e igualmente doar como presentes para a sua vida! Esta semana antecede o meu aniversário, por isso elas se fazem muito bem vindas na minha jornada de amadurecimento, desenvolvimento e crescimento até chegar a ser uma mulher perfeita e madura “à medida da estatura completa de Cristo” em mim conforme Efésios 4:13! Quer chegar lá também? Então vem comigo, ou melhor, vamos com Ele:


1. ÍNTEGRO

Que eu seja íntegra como o Senhor, inteirada em todas as questões com a sabedoria integral. Que o Espírito Santo de Deus ocupe por inteiro todo o meu ser e todas as áreas da minha vida, não deixando nenhuma parte vazia em mim!


2. VERDADEIRO

Se há algo que busco com integridade de coração é a verdade! Que o Senhor me dê completo discernimento do que é verdadeiro me livrando de todo engano e falsidade. Salva-me da hipocrisia (minha e de outros) que tanto o Senhor condenou!


3. NÃO TE DEIXAS INFLUENCIAR POR NINGUÉM

Ô meu Pai, como temos sido rodeados por “influenciadores”. Conserva-me íntegra na verdade com que eu deva influenciar tudo e todos ao meu redor. Livra-me do suborno, dos lábios lisonjeiros, da sedução e pressão para o mal!


4. NÃO TE PRENDES À APARÊNCIA DOS HOMENS

Sei que a onisciência de ver o coração além das aparências é atributo exclusivo do Senhor Deus, mas concede-me a graça de me desapegar do que é aparente no mundo material para conseguir enxergar o sobrenatural com os olhos da fé!


5. NÃO MOSTRAS PARCIALIDADE

Sim, que eu também jamais venha favorecer injustamente um lado em prejuízo do outro movida por meu próprio interesse. Quero julgar a favor ou contra com integridade, dentro da justiça e da verdade, para além da minha visão.


6. ENSINAS O CAMINHO DE DEUS CONFORME A VERDADE

Pronto! Não poderia concluir de outra forma melhor esta oração pedindo exatamente o que tem sido meu chamado vocacional e ao mesmo tempo agradecendo por este dom maravilhoso do ensino que o Senhor me concedeu! Sei que “ninguém jamais ensinou como o Senhor”, mas Tu sempre serás meu Mestre a quem desejo seguir e imitar!


Compartilhei minha 38ª semana de 2023


Marina M. Kumruian

Nenhum comentário:

Postar um comentário

52/52 – O CAMINHO DE EMAÚS

 Série: “OS 4 EVANGELHOS EM 1” 52/52 – O CAMINHO DE EMAÚS Chegamos à última semana do ano!  Graças a Deus por vivermos e vencermos cada uma ...