sábado, 10 de junho de 2023

23/52 – PALAVRAS E SINAIS

 Série: “OS 4 EVANGELHOS EM 1”

23/52 – PALAVRAS E SINAIS


Olha só que interessante! Semana passada tratamos de um trecho de Mateus 15 e de Marcos 7 concluindo com o último verso do Evangelho de Marcos. Nele destaquei duas palavras chaves colocando-as em letras maiúsculas, sem saber entretanto que, estas duas palavras, coincidentemente, estariam presentes em destaque nos capítulos seguintes e que serviriam perfeitamente como tema para a reflexão desta semana aplicadas a outros textos ainda não abordados antes!


Posso facilitar copiando o último verso da semana passada: “Os discípulos saíram e pregaram por toda parte; e o Senhor cooperava com eles, confirmando-lhes a PALAVRA com os SINAIS que a acompanhavam.” (Marcos 16:20) Lembraram? Pois é... Então vamos agora para a correlação de hoje, porém os textos desta semana são muito longos para transcrever aqui (estão em Mateus 16:1-12 e Marcos 8:11-21, não deixe de conferir em sua Bíblia para compreender o contexto!)


A História começa assim: “Os fariseus e os saduceus aproximaram-se e começaram a interrogar Jesus. Para pô-lo à prova, pediram-lhe que lhes mostrasse um sinal do céu.” E não é a 1ª vez que eles pedem isso. Já houve outra ocasião abordada aqui na nossa 10ª semana. Naquela vez Jesus havia acabado de realizar vários sinais de curas e libertações. Mas quem não quer ver não adianta que não enxerga! E desta vez não foi diferente, Jesus acabava de realizar o grande milagre da multiplicação dos pães pela 2ª vez! E ainda assim eles não estavam satisfeitos com tantos “sinais”! Mereceram a bela resposta de Jesus: Ele suspirou profundamente e disse: "Por que esta geração perversa e adúltera pede um sinal miraculoso? Eu lhes afirmo que nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas". Sinal este que faz uma clara alusão à sua morte e ressurreição como Ele mesmo já havia explicado: “Pois assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre de um grande peixe, assim o Filho do homem ficará três dias e três noites no coração da terra.” (Mateus 12:40) E mesmo tendo a PALAVRA aqui falada e o SINAL lá cumprido em Jesus, muitos deles ainda não entenderam! Por isso “Jesus se afastou, os deixou e retirou-se. Voltou para o barco e atravessou para o outro lado.” (Mt.16:4 e Mc.8:13)


Aqui está uma boa lição para aprendermos com Jesus: pregue a PALAVRA e confirme com o SINAL... quem entender, crer e aceitar, amém! Quem ainda resistir e duvidar... afaste-se, deixe e retire-se!


Mas aí vem outra lição na sequência, agora, lamentavelmente são os discípulos que parecem, a princípio, também não entender nem a PALAVRA e nem o SINAL de Jesus. Agora com eles no barco o Mestre faz a advertência:  "Estejam atentos e tenham cuidado com o fermento dos fariseus e dos saduceus e com o fermento de Herodes". E eles discutiam entre si, dizendo: "É porque não trouxemos pão". Percebendo a discussão, Jesus lhes perguntou: "Homens de pequena fé, por que vocês estão discutindo entre si sobre não terem pão? Ainda não compreendem nem percebem? Seus corações estão endurecidos? Vocês têm olhos, mas não veem? Têm ouvidos, mas não ouvem? Não se lembram? Quando eu parti os cinco pães para os cinco mil, quantos cestos cheios de pedaços vocês recolheram?" "Doze", responderam eles. "E quando eu parti os sete pães para os quatro mil, quantos cestos cheios de pedaços vocês recolheram?" "Sete", responderam eles. Ele lhes disse: "Vocês ainda não entendem?" Como é que vocês não entendem que não era de pão que eu estava lhes falando? Mas tomem cuidado com o fermento dos fariseus e dos saduceus". Então entenderam que não estava lhes dizendo que tomassem cuidado com o fermento de pão, mas com o ensino dos fariseus e dos saduceus.


Genteeeeeem!!! Acredita que muitas vezes também somos assim? Misericórdia!!! Deus me livre e guarde de tamanha falta de discernimento! Quantas vezes Deus tem falado ao nosso coração com sua PALAVRA viva e verdadeira e não escutamos! Quantas vezes Ele até “desenha” como foi feito com a “receita” da semana passada e não compreendemos! Ele até recapitula a lição teórica com as mesmas provas práticas, vez após vez e nós não damos conta da conta que Ele quer nos ensinar! Igualmente parecemos ter olhos que não percebem os SINAIS que veem e nem ouvidos que ouvem as PALAVRAS que escutam! Será que estamos sendo como aqueles “mestres da lei” que farisaicamente só entendem o tradicional conceito da PALAVRA mesmo quando os SINAIS a nossa volta estão evidentes gritando no nosso endurecido coração que não é bem assim? Ora ora ora! Fecho aqui com a perfeita conclusão do Apóstolo Paulo: “Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por meio da sabedoria humana, agradou a Deus salvar aqueles que creem por meio da loucura da pregação. Os judeus pedem SINAIS miraculosos, e os gregos procuram SABEDORIA; nós, porém, pregamos a Cristo crucificado, o qual, de fato, é escândalo para os judeus e loucura para os gentios, mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é o poder [SINAL] de Deus e a sabedoria [PALAVRA] de Deus.” (1 Coríntios 1:21-24)


Compartilhei minha 23ª semana de 2023


Marina M. Kumruian

Nenhum comentário:

Postar um comentário

52/52 – O CAMINHO DE EMAÚS

 Série: “OS 4 EVANGELHOS EM 1” 52/52 – O CAMINHO DE EMAÚS Chegamos à última semana do ano!  Graças a Deus por vivermos e vencermos cada uma ...